Você conhece o Google Meu Negócio? Talvez não assim pelo nome, porém tenho certeza que você já o utilizou quando estava, por exemplo, procurando o telefone de uma pizzaria no Google.

Com toda certeza você fez o seguinte: você colocou o nome da pizzaria na busca do Google e apareceu um campo com o endereço, telefone, horário de funcionamento, fotos e avaliações dos clientes.

Os dias estão contados para os imãs de geladeira.

É justamente este campo que tem o nome como Google Meu Negócio. Ele é uma das ferramentas do Google disponíveis para alavancar o marketing e as vendas das empresas.

Quer saber mais sobre esta ferramenta do Google? Continue acompanhando o texto!

O que é o Google Meu Negócio

Segundo o próprio Google, o Google Meu Negócio (GMN) é uma ferramenta gratuita que permite a você promover seu perfil de negócio e site na busca do Google e no Google Maps.

Dessa forma, o GMN está sendo muito utilizado por empresas para fortalecer a presença online, visto que a ferramenta disponibiliza as informações mais importantes para os usuários entrarem em contato, o que acaba sendo uma ótima forma de alavancar as vendas e conquistar mais clientes pela internet.

Vantagens que a ferramenta oferece

Por conta da visibilidade que a ferramenta proporciona para a empresa, é possível tirar muito proveito das oportunidades que ela entrega. Eis aqui algumas delas:

  • Mais alcance e presença online

Como mostra essa pesquisa do próprio Google, as buscas usando o termo “perto de mim” cresceram 75% em 2017.

Adivinha quais resultados se destacaram nessas buscas?

– Empresas cadastradas no Google Meu Negócio perto do local de pesquisa.

Além de aparecer no maior buscador do mundo a sua empresa também aparecerá no Google Maps, outra ótima oportunidade para conhecer e conquistar novos clientes.

  • Informações relevantes do seu negócio para o cliente

Como dito anteriormente, o Google Meu Negócio te possibilita fornecer informações da sua empresa, como número de telefone, horários de funcionamento, endereço, fotos, promoções, website e além disso, os clientes também podem deixar comentários e feedbacks na sua página, assim você pode interagir com eles e aproximar o seu relacionamento com a clientela.

  • Dados de ligações

Já notou que quando você pesquisa uma empresa no Google, na ficha do Google Meu Negócio aparece o botão “Ligar”. Ao efetuar uma chamada, essa ligação é contabilizada no painel de estatísticas da ferramenta, assim, você consegue saber quantas ligações foram feitas para a sua empresa.

  • Gratuito e simples de usar

Sim, o GMN é uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google e muito fácil de usar, mesmo que você não tenha muita familiaridade com a internet, o passo a passo para criar a sua página é bem simples e tranquilo de fazer. 

  • Integração com o Google Ads

Além de tudo isso, o GMN também é necessário para criar a extensão de anúncio de local, na sua campanha do Google Ads. Elas podem ajudar as pessoas a encontrar seus locais, pois exibem o endereço, um mapa ou a distância até a sua empresa nos anúncios.

A seguir, veja como criar a conta e os detalhes que você não pode esquecer ao criar a sua página no GMN.

Como criar uma conta para a sua empresa

Para criar uma página no GMN é bem simples, primeiramente entre no site e faça o login com um @gmail. Depois disso, escolha o tipo de empresa que quer cadastrar e preencha os dados da empresa corretamente. Após finalizar o cadastro efetue a confirmação da conta para ativá-la.

Depois de efetuar estes passos, a sua empresa terá a página do Google Meu Negócio.

Agora que você tem a sua página, lembre-se de sempre deixar as informações lá atualizadas para que os seus clientes não se sentirem prejudicados.

Imagine que você está procurando um restaurante para jantar no Google e você acaba encontrando um que, segundo o Google, está a 1km da sua localização. Você vai até o lugar e *puff* o restaurante não está mais lá. Com toda certeza você se sentirá no mínimo aborrecido. 

Não faça seus clientes se sentirem assim, por isso, deixe sempre as informações como localização, horário de expediente, número de telefone e fotos atualizadas, nada de enganar o cliente, hein!