O que é o SEO e como a busca orgânica pode ajudar o seu negócio

Quando foi a última vez que você precisou pesquisar algo? Essa manhã? E qual foi o método que você utilizou foi através do Google, Yahoo ou mesmo o serviço de pesquisa da Microsoft, o Bing? Bem, nesse caso, você já utilizou a busca orgânica e inclusive o SEO.

A busca orgânica, quando colocada de forma simples, é tudo aquilo que é pesquisado nos motores de busca como os acima citados e aparece como resultado daquela combinação daquelas palavras chave. Lembrando que isso não inclui os resultados que aparecem como anúncios.

Curioso para saber mais sobre SEO, busca orgânica e como esses termos influenciam o seu negócio? Continue lendo esse texto e descubra.

MAS O QUE É SEO?

Muito certamente você já ouviu falar disso, talvez de uma forma diferente, dessa forma, vamos diretamente ao significado desse termo: Search Engine Optimization que em tradução significa otimização para mecanismos de busca.

Já dá para perceber que estamos falando sobre escolha de palavras-chave apropriadas, uso de títulos bem estruturados e até imagens com algumas informações escondidas. Mas calma, não é só isso!

Sempre que uma nova página é publicada na internet os buscadores procuram indexá-la aos seus resultados. Contudo, o número de novas páginas é gigantesco, dessa forma, é necessário atribuir relevância as páginas de alguma forma, uma delas é o SEO.

O seu nome já deixa claro para que serve essa técnica, o seu objetivo é fazer com que buscadores como o Google vejam aquela determinada página com maior relevância para uma ou mais palavras-chave específicas.

DE ONDE VEM O SEO

Como você bem deve imaginar o SEO tem seu início com o aparecimento das primeiras páginas de busca. Ao contrário do que muitos pensam, o Google não foi o primeiro, apesar de ser o mais relevante hoje em dia. O Excite nasceu em 1993 e foi o primeiro a abrir caminho por esse campo!

A forma de ranquear utilizada na época era através dos links recebidos, ou seja, quanto mais citações o seu site tivesse em outros meios, melhor seria a sua colocação entre os resultados.

E foi nessa discussão que o termo SEO foi utilizado pela primeira vez em 1997. Antes, técnicas de SEO nada mais eram que a repetição da palavra chave quantas vezes fosse possível em seus textos, claro, isso mudou e se tornou muito refinado, especialmente pelas manipulações de ranking.

Inúmeras atualizações do Google foram necessárias para que as empresas começassem, verdadeiramente, a investir na qualidade de seus sites. Algo que os internautas só tiveram a ganhar.

Mas como ranquear o seu site? Veremos agora!

OS FATORES DE RANQUEAMENTO DO GOOGLE

Inúmeros são os fatores que a gigante da internet usa para determinar quais são os links que devem aparecer em sua primeira página! Vejamos alguns:

  • Autoridade da página

A autoridade nada mais é que a significância de um determinado site frente aos outros domínios. Isso leva em consideração a qualidade dos links externos, números de visitas, a taxa de conversão, o tempo de permanência na página e ainda outros fatores.

Mesmo que seja uma métrica fácil de entender, existe muita coisa por trás dela.

  • Conteúdo da página

Ter um conteúdo original não é só uma boa prática, é uma regra para um bom posicionamento. Não somente, quanto mais valor o seu conteúdo acrescentar aos seus leitores, maior a chance de ser qualificado como um conteúdo de qualidade.

  • Tamanho do conteúdo

Os buscadores, de maneira geral, dão preferência a conteúdos mais completos, logo, maiores. Contudo, isso não é uma regra, clara.

  • Escolha e uso de palavras-chave

A relevância da palavra-chave escolhida, assim como a forma que ela é trabalhada em todo o conteúdo em sua página é extremamente importe. Estar no título, subtítulos e também nas primeiras 100 palavras do seu texto é uma boa forma de inserir relevância.

  • Velocidade de carregamento

De maneira geral, quanto mais leve for a sua página, melhor será o seu ranqueamento!

AS VANTAGENS DO TRÁFEGO ORGÂNICO

De moro geral, as boas práticas de SEO tem um único objetivo, trazer tráfego orgânico para a sua página, isso é, aqueles visitantes que não chegaram em seu site através de anúncios pagos.

Como você bem deve pensar, isso implica em inúmeras vantagens que vão além das atreladas ao lado financeiro:

  • Um maior número de pessoas pode chegar até o site da sua empresa caso as técnicas de SEO sejam bem empregadas;
  • Não há gasto de recursos diretamente com a visita do possível cliente, somente com a manutenção do seu próprio site;
  • São resultados a longo prazo, contudo, são constantes e mais benéficos;
  • Cria autoridade no assunto, ou seja, a sua empresa será entendida como uma especialista nos tópicos abordados.

Apesar dessas vantagens, existem inúmeras vantagens em utilizar também o tráfego pago! Uma abordagem mista certamente trará resultados melhores para o seu negócio. Há aqueles que discutem qual das formas de trazer mais pessoas para o seu site é a melhor, contudo, cada uma delas tem o seu valor e um objetivo diferente.

COMO ACHAR AS PALAVRAS CHAVES IDEIAIS PARA O SEU NEGÓCIO EM POUCOS PASSOS

Bem, falamos bastante sobre a importância do SEO para o seu negócio, agora, vamos dar uma “palhinha” sobre como aplicá-lo:

  • Entenda o seu público-alvo, mapeando os assuntos que lhes interessam;
  • Utilize ferramentas como o Search Analytics para encontrar as palavras mais relevantes para o seu site;
  • Tenha sempre novas ideias de palavras usando ferramentas como o Planejador de palavras-chave do Google, Keywordtool, SEMrush e outros;
  • Documente todos os seus achados e organize o cronograma de produção;
  • Monitore o seu posicionamento ao longo do processo;

 

Gostou do texto de hoje? Continue acompanhando o nosso blog para mais informações que podem ajudar o seu negócio a alcançar uma melhor posição no Google e também entre o seu público-alvo.