Quando falamos em criar uma persona para a sua empresa, nos referimos diretamente a um dos passos mais cruciais para a sua estratégia de marketing digital!

Mesmo que você tenha lido só um pouco sobre marketing como um todo, ouviu falar sobre público-alvo e persona… E não é à toa que esses são termos amplamente difundidos, afinal de contas eles que irão direcionar grande parte dos seus esforços.

Curioso para saber mais sobre esse assunto? E ainda aprender como determinar a sua persona? Continue lendo esse texto, falaremos tudo o que você precisa saber para isso!

Entendendo o que é público-alvo

Antes de falar diretamente sobre persona, vamos definir público-alvo. Este nada mais é que um grupo específico do mercado consumidor que compartilham um perfil semelhante.

Leve em consideração que uma empresa não serve a todos… e não há nada de errado com isso, muito pelo contrário, quanto menos ela tentar agradar a uma grande parcela de pessoas, mais efetiva ela tende a ser, especialmente quando falamos sobre marketing.

Esse público pode ter uma série de fatores que os unem: gênero, idade, renda, nível educacional, estado civil e inúmeros outros fatores. Estes são somente definidos pela sua relevância para cada caso.

Hoje, em especial, leva-se em consideração características ainda mais profundas como as psicológicas e até mesmo a geração dos indivíduos. O marketing evoluiu de uma forma que inúmeros fatores comportamentais podem servir como gatilhos para alcançar determinados indivíduos.

Tendo em vista esse conceito abrangente, é até comum que se use o termo persona quando na verdade quer se falar público-alvo e vice e versa. Dessa forma, vamos te ajudar a entender bem essa diferença.

Afinal, o que é o buyer persona?

Voltemos ao público alvo, imagine que um serviço de assessoria para conseguir a cidadania italiana é direcionado a indivíduos de ambos os gêneros que têm entre 28 e 40 anos, são classe média para classe média alta, têm uma grande insatisfação com o atual cenário político, social e econômico do Brasil e tem filhos.

Esse é o perfil do público alvo que essa empresa de assessoria visa. E o que seria a persona dela?

Claudio tem 32 anos, descobriu recentemente quem tem ascendência italiana, tem uma construtora e deseja conseguir a cidadania europeia para os seus filhos tenham mais oportunidades internacionais.

Consegue perceber a diferença entre o público-alvo e a persona? Está é um recorte específico do primeiro, é a representação do cliente ideal para a sua empresa. E é através dele que é possível trabalhar com medos, expectativas, e muito mais!

Essas informações ajudam a guiar campanhas inteiras, utilizar gatilhos mentais específicos para que essas pessoas venham conhecer a empresa e o serviço.

Então, para deixar ainda mais claro, enquanto o público-alvo é um recorte abrangente de uma parcela da sociedade que tem características compatíveis com o que está sendo vendido. Já a persona é exemplo específico que tem ânsias, medos e expectativas.

Por que criar uma persona?

A criação da persona é um passo fundamental na hora de desenhar a estratégia de marketing digital. Ela irá:

  • Direcionar o conteúdo criado para atingir aquele indivíduo;
  • Determinar o tom e o estilo do conteúdo;
  • Focar em um perfil específico dentro do seu público-alvo;
  • Definir os assuntos e tópicos;
  • Guiar a construção do relacionamento junto aos prospectos, uma vez que se entende a necessidade deles.

Tudo isso te ajuda não só na língua que aquele grupo de pessoas sabe ler, mas também falar exatamente o que ele quer ouvir a fim de gerar interesse pela sua empresa.

Como determinar as personas da sua empresa?

Existem algumas técnicas que podem te ajudar a definir o cliente ideal para a sua empresa. A primeira e talvez mais útil é responder algumas questões que ajudam a definir mais claramente o perfil do indivíduo fictício:

  • Quais são as caraterísticas físicas e psicológicas desse potencial cliente?
  • Quais tópicos chamariam a atenção dele tendo em vista os produtos e/ou serviços ofertados?
  • Quais os hobbies que esse indivíduo tem? O que ele gosta de fazer com o seu tempo livre?
  • Qual a sua atividade profissional?
  • Qual o seu poder aquisitivo?
  • Onde esse indivíduo está presente (redes sociais…)?
  • Quais seriam os seus objetivos?
  • Quais as suas ansiedades e medos?
  • Quem tem influência sobre suas decisões?

Tenha em mente que não existe somente um persona para a sua empresa! Elas podem ter diversos perfis, medos e expectativas. Tenha isso em mente enquanto estiver respondendo a essas perguntas.

Outra forma bastante eficiente de criar um perfil fidedigno dos seus clientes é justamente os entrevistando. Entre em contato com aqueles que já fizeram negócio com a sua empresa e pergunte se poderia entrevista-los a fim de melhorar o serviço prestado.

Utilize as perguntas acima para se inspirar e conversar com o seu cliente, coletando dados úteis no momento de traçar o perfil da sua persona. Mas fique atento a nunca forçar uma conversação que o seu cliente não está disposto a ter!

Quais dados deve-se levar em consideração para criar uma persona?

Alguns detalhes são essenciais, de modo geral, você pode apostar nesses dados:

  • Cargo;
  • Crenças;
  • Desafios;
  • Estilo de vida;
  • Frustrações;
  • Hábitos de compra;
  • Hábitos;
  • Hobbies;
  • Idade;
  • Onde busca informação;
  • Quais redes preferem;
  • Quais tecnologias usa;
  • Quem os influencia.

Tendo respostas para todas essas características, você já tem que organizar esse perfil e, finalmente, criar uma espécie de documento. Tente fazer esse compilado o mais humanizado possível.

Isso fará com que todos que necessitem utilizar essa persona tenha mais empatia e possam ter um nível a mais de conexão com esse indivíduo!

 

Gosto do texto de hoje? Basta continuar acompanhando nosso blog para mais informações valiosas como essa! Ajude sua empresa a alcançar um novo patamar!