O que é o persona e como criar uma
Quando falamos em criar uma persona para a sua empresa, nos referimos diretamente a um dos passos mais cruciais para a sua estratégia de marketing digital!
Mesmo que você tenha lido só um pouco sobre marketing como um todo, ouviu falar sobre público-alvo e persona… E não é à toa que esses são termos amplamente difundidos, afinal de contas eles que irão direcionar grande parte dos seus esforços.
Curioso para saber mais sobre esse assunto? E ainda aprender como determinar a sua persona? Continue lendo esse texto, falaremos tudo o que você precisa saber para isso!
Entendendo o que é público-alvo
Antes de falar diretamente sobre persona, vamos definir público-alvo. Este nada mais é que um grupo específico do mercado consumidor que compartilham um perfil semelhante.
Leve em consideração que uma empresa não serve a todos… e não há nada de errado com isso, muito pelo contrário, quanto menos ela tentar agradar a uma grande parcela de pessoas, mais efetiva ela tende a ser, especialmente quando falamos sobre marketing.
Esse público pode ter uma série de fatores que os unem: gênero, idade, renda, nível educacional, estado civil e inúmeros outros fatores. Estes são somente definidos pela sua relevância para cada caso.
Hoje, em especial, leva-se em consideração características ainda mais profundas como as psicológicas e até mesmo a geração dos indivíduos. O marketing evoluiu de uma forma que inúmeros fatores comportamentais podem servir como gatilhos para alcançar determinados indivíduos.
Tendo em vista esse conceito abrangente, é até comum que se use o termo persona quando na verdade quer se falar público-alvo e vice e versa. Dessa forma, vamos te ajudar a entender bem essa diferença.
Afinal, o que é o buyer persona?
Voltemos ao público alvo, imagine que um serviço de assessoria para conseguir a cidadania italiana é direcionado a indivíduos de ambos os gêneros que têm entre 28 e 40 anos, são classe média para classe média alta, têm uma grande insatisfação com o atual cenário político, social e econômico do Brasil e tem filhos.
Esse é o perfil do público alvo que essa empresa de assessoria visa. E o que seria a persona dela?
Claudio tem 32 anos, descobriu recentemente quem tem ascendência italiana, tem uma construtora e deseja conseguir a cidadania europeia para os seus filhos tenham mais oportunidades internacionais.
Consegue perceber a diferença entre o público-alvo e a persona? Está é um recorte específico do primeiro, é a representação do cliente ideal para a sua empresa. E é através dele que é possível trabalhar com medos, expectativas, e muito mais!
Essas informações ajudam a guiar campanhas inteiras, utilizar gatilhos mentais específicos para que essas pessoas venham conhecer a empresa e o serviço.
Então, para deixar ainda mais claro, enquanto o público-alvo é um recorte abrangente de uma parcela da sociedade que tem características compatíveis com o que está sendo vendido. Já a persona é exemplo específico que tem ânsias, medos e expectativas.
Por que criar uma persona?
A criação da persona é um passo fundamental na hora de desenhar a estratégia de marketing digital. Ela irá:
- Direcionar o conteúdo criado para atingir aquele indivíduo;
- Determinar o tom e o estilo do conteúdo;
- Focar em um perfil específico dentro do seu público-alvo;
- Definir os assuntos e tópicos;
- Guiar a construção do relacionamento junto aos prospectos, uma vez que se entende a necessidade deles.
Tudo isso te ajuda não só na língua que aquele grupo de pessoas sabe ler, mas também falar exatamente o que ele quer ouvir a fim de gerar interesse pela sua empresa.
Como determinar as personas da sua empresa?
Existem algumas técnicas que podem te ajudar a definir o cliente ideal para a sua empresa. A primeira e talvez mais útil é responder algumas questões que ajudam a definir mais claramente o perfil do indivíduo fictício:
- Quais são as caraterísticas físicas e psicológicas desse potencial cliente?
- Quais tópicos chamariam a atenção dele tendo em vista os produtos e/ou serviços ofertados?
- Quais os hobbies que esse indivíduo tem? O que ele gosta de fazer com o seu tempo livre?
- Qual a sua atividade profissional?
- Qual o seu poder aquisitivo?
- Onde esse indivíduo está presente (redes sociais…)?
- Quais seriam os seus objetivos?
- Quais as suas ansiedades e medos?
- Quem tem influência sobre suas decisões?
Tenha em mente que não existe somente um persona para a sua empresa! Elas podem ter diversos perfis, medos e expectativas. Tenha isso em mente enquanto estiver respondendo a essas perguntas.
Outra forma bastante eficiente de criar um perfil fidedigno dos seus clientes é justamente os entrevistando. Entre em contato com aqueles que já fizeram negócio com a sua empresa e pergunte se poderia entrevista-los a fim de melhorar o serviço prestado.
Utilize as perguntas acima para se inspirar e conversar com o seu cliente, coletando dados úteis no momento de traçar o perfil da sua persona. Mas fique atento a nunca forçar uma conversação que o seu cliente não está disposto a ter!
Quais dados deve-se levar em consideração para criar uma persona?
Alguns detalhes são essenciais, de modo geral, você pode apostar nesses dados:
- Cargo;
- Crenças;
- Desafios;
- Estilo de vida;
- Frustrações;
- Hábitos de compra;
- Hábitos;
- Hobbies;
- Idade;
- Onde busca informação;
- Quais redes preferem;
- Quais tecnologias usa;
- Quem os influencia.
Tendo respostas para todas essas características, você já tem que organizar esse perfil e, finalmente, criar uma espécie de documento. Tente fazer esse compilado o mais humanizado possível.
Isso fará com que todos que necessitem utilizar essa persona tenha mais empatia e possam ter um nível a mais de conexão com esse indivíduo!
Gosto do texto de hoje? Basta continuar acompanhando nosso blog para mais informações valiosas como essa! Ajude sua empresa a alcançar um novo patamar!