O que é o Marketing de conteúdo?
Muitas pessoas procuram novas formas de inovar seu marketing e promover sua marca, para garantir mais clientes e mais visibilidade na internet, o processo de Marketing de Conteúdo é uma ótima maneira de resolver isso! Devido a isso, elaboramos esse texto para você entender melhor sobre o que é o Marketing de Conteúdo e porque ele é essencial para seu negócio!
O que é o Marketing de Conteúdo?
O marketing de conteúdo é a criação de conteúdo relevante para o seu público com a finalidade de gerar interesse e engajamento. Por isso, é preciso conhecer o seu cliente e saber qual é a sua necessidade. Essa prática é diferente do marketing normal, pois além de vender o seu produto, ele também atrai mais clientes e permite a vinda deles por conta própria, o que acaba gerando mais negócios.
Quais são os objetivos do Marketing de Conteúdo?
Os dois principais objetivos são:
- A formação de um público fiel
- Atrair clientes de qualidade que se enxerguem o valor no conteúdo que você tem a oferecer.
Pois o Marketing de conteúdo tem a função de educar o público, fortalecer a credibilidade e confiança da marca, aumentar a sua visibilidade na web, gerar demanda, captar leads e fidelizar clientes.
Quais os benefícios que ele trás?
- Aumento no tráfego de seu site;
- Geração de oportunidades de vendas
- Clientela fidelizada;
- Diminuição no custo de aquisição de clientes e um consequente aumento no ROI.
Como executar o Marketing de Conteúdo: passo a passo
1- Definição de objetivos: é definido o planejamento estratégico que será usado, quais seus objetivos específicos, para quem é aquele conteúdo, quais métricas devem ser tomadas para melhorar os resultados.
2- Construção de personas: estabelece qual o perfil da pessoa que você quer atingir (gênero, idade, profissão, interesses, etc). Crie o seu cliente ideal e pense em como sua empresa pode ajudá-lo, aprenda a se comunicar com ele e descubra quais os motivos que ele procurou a sua empresa, e quais serviços você pode oferecê-lo para satisfazer a sua necessidade.
3- Produção e promoção de conteúdo: entender qual as necessidades do seu público-alvo e criar um conteúdo relevante para deixá-los engajados, promover seus materiais tanto por email quanto nas redes sociais é essencial para garantir maior engajamento por parte de seu público.
Pode-se aproveitar diversos canais de divulgação como Facebook, Instagram, LinkedIn, newsletter etc… Promover seu conteúdo irá ajudar a alcançar mais pessoas melhorando a visualização dos seus conteúdos.
4- Táticas de distribuição de conteúdo: divulgar seu conteúdo em diversos canais é uma ótima forma para captação de leads, outra forma funcional é o email marketing porque ele fala diretamente com o público interessado, te faz ter uma comunicação mais próxima com seus clientes.
5– Criar conteúdo para fidelizar seus clientes
Vamos supor que você trabalhe com a venda de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e acabou de fechar uma venda, esse cliente precisa saber quais cuidados precisa ter com esse equipamento, como utilizá-lo, como fazer a manutenção etc…
Por isso é aconselhável você criar o conteúdo que esse cliente gostaria de receber para garantir a fidelização dele com a sua empresa e garantir também o marketing boca-a-boca.
Materiais Ricos
Criar conteúdos mais completos, em vários formatos, que têm como objetivo a geração e a nutrição de leads. Por isso, é uma ótima prática para engajar ainda mais seu público. Alguns exemplos destes materiais:
- e-books
- infográficos
- audiobooks
- webinars
- demonstrações de ferramentas digitais
- Vídeos
- Podcasts
6- Análise e mensuração de resultados: analisar o desempenho que seu conteúdo gerou, quando cliques teve, quantos leads convertidos, quantas pessoas abriram o conteúdo, tudo isso é importante saber identificar para reconhecer quais medidas devem ser tomadas para melhorar isso.
Vale a pena aplicar o Marketing de Conteúdo?
Sim, vale a pena! O Marketing de Conteúdo é uma das melhores formas do Marketing Digital para atrair mais clientes para seu negócio. Gerando conteúdo relevante para seu público, impulsiona o tráfego de seu site, conseguindo assim captar mais leads e desta forma aumentando suas vendas
Então se você se interessou e quer saber mais sobre o assunto ou se deseja adotar essa prática para sua empresa e quer saber mais sobre como ela funciona, entre em contato conosco para te ajudarmos a criar uma estratégia de Marketing de Conteúdo funcional!