O que é o Google Analytics e como implementar ele no seu negócio
Uma das grandes vantagens de estar presente e atuar no mundo digital é a possibilidade de fazer o acompanhamento e a análise dos dados, sejam eles de campanhas de marketing ou das métricas do seu site, por exemplo.
Imagine que você é dono de uma marca de carros e quer fazer um anúncio em uma revista, não podemos dizer com segurança quantas pessoas efetivamente viram a propaganda do seu carro novo, apenas podemos trabalhar com estimativas, logo, não seria possível calcular o retorno desta campanha de marketing.
O que não aconteceria se esta propaganda fosse feita no Google Ads, por exemplo.
Como funciona o acompanhamento dos dados?
O acompanhamento é feito através de algumas ferramentas disponíveis no mercado e hoje estamos aqui para falar sobre a mais utilizada no mundo todo: o Google Analytics.
O Google Analytics (ou só Analytics, para os íntimos) é uma ferramenta de monitoramento e análise de sites e aplicativos. Ela é a mais utilizada por conta de alguns benefícios:
- A sua versão gratuita é muito completa;
- Possui um suporte que ajuda a tirar as dúvidas
- É fácil de implementar;
- Possui muitas integrações com outros serviços do Google (como o Google Ads, por exemplo) e inúmeras ferramentas de marketing disponíveis no mercado.
Pronto para implementar e começar usufruir dos benefícios do Analytics? Veja o passo a passo a seguir.
Crie a sua conta
Entre no site www.analytics.google.com e clique em “inscrever-se”.
Para utilizar a ferramenta, é preciso ter uma conta no Google para poder utilizar o Analytics. A dica é ter uma conta que só você tem acesso, e utilizá-la para as demais ferramentas/softwares que você for utilizar no seu site, assim você tem tudo centralizado em um único lugar.
E não esqueça de anotar a senha em algum lugar para não perder o acesso.
Preencha o formulário
Ao inscrever-se e logar na sua conta do Google, aparecerá um formulário para você preencher com as informações do seu site ou aplicativo.
Depois de preencher tudo corretamente e aceitar as políticas de uso, sua conta será criada no Analytics.
Insira o código do Analytics nas páginas do seu site
Agora que você tem a sua conta, é preciso configurar a propriedade da sua conta, assim, vá em “Administrador”, entre em “propriedade”, clique na seção de “Informações de acompanhamento” e em seguida clique em “código de acompanhamento”.
Assim, ao clicar no código de acompanhamento, aparecerá uma aba. Nela estará a Tag de site global (gtag.js). Essa tag é o código que você deve inserir como primeiro item da seção <Head> de todas as páginas do seu site.
Caso você tenha um site em WordPress, você pode instalar um plugin para te auxiliar ou buscar outras opções para fazer a instalação do código de acompanhamento.
Após finalizar as configurações, o seu site começará a ser monitorado pelo Google Analytics, leva de 12 a 24 horas para que o Google comece a providenciar todas as informações que você precisa.
Comece a explorar a ferramenta para se familiarizar com a sua interface e as suas funcionalidades.
Caso queira se aprofundar na parte de análises e explorar os insights, baixe o nosso eBook “Como mensurar seus esforços em marketing digital e identificar as principais oportunidades”
Clique aqui para baixá-lo.