Se você está sempre antenado em Marketing Digital, já deve ter ouvido falar de lançamento de produto. Mas, se ainda precisa entender mais a fundo, vem comigo que eu te conto tudo!

Lançamento ou ‘fórmula de lançamento‘ é uma estratégia de marketing usada para vender produtos digitais que possam ser comercializados de forma automatizada, gerando um lucro gigantesco em pouco tempo.

COMO TUDO COMEÇOU…

O termo surgiu através de Jeff Walker, um americano, que desenvolveu uma fórmula para fazer todo lançamento de produto, serviço ou marca alcançar muito sucesso.

Era 1996 quando Jeff fez seu primeiro envio de e-mails, para uma lista de 19 pessoas. Ele, que estava desempregado, começou ouvindo o feedback das pessoas e respondendo com mais e mais conteúdos envolventes, até o momento da venda finalmente chegar.

Não demorou muito para Jeff desfrutar do sucesso de sua nova estratégia de vendas. Aliás, ele mesmo conseguiu fazer o famoso 6 em 7 (6 dígitos em 7 dias), ou seja, pelo menos $100.000 em uma semana. Com isso, sua popularidade só aumentou e Jeff começou a ensinar sua fórmula para outros empreendedores e aspirantes ao empreendedorismo.

Foi depois de ouvir a respeito da ‘launch formula‘ (Fórmula de lançamento) que o brasileiro Erico Rocha decidiu fazer a experiência também.

Posterior ao sucesso que obteve, conseguindo também fazer os 6 em 7, Erico adaptou a estratégia para ser um negócio bem sucedido no Brasil. Com isso, ele se tornou uma referência nacional no assunto, quando pouco se falava sobre isso no país.

Seguindo o exemplo de Jeff e Erico, muitos brasileiros abraçaram a nova estratégia de lançamento de produto. E muitos viram suas vendas decolarem também.

DESVENDANDO A ESTRATÉGIA DE LANÇAMENTO DE PRODUTO

Dentro da estratégia de lançamento há a criação de conteúdo de valor de forma gratuita para sua audiência.

Todo serviço ou produto atinge e alcança um determinado público, ou melhor… uma persona. Em algum momento essa persona apresenta o que chamamos de ‘dor’.

A dor do cliente são as dúvidas ou medos que ele pode apresentar sobre determinado assunto. Por isso, na estratégia de lançamento você precisa descobrir quais são as maiores dores do seu público. É o seu serviço ou produto que vai trazer uma resposta para essas dúvidas. Não só isso, mas entregar uma rápida solução, sem cobrar absolutamente nada (por enquanto).

Digamos que você tem um salão de beleza e entende tudo sobre coloração capilar. Provavelmente seu público tem alguma dúvida sobre o assunto e é respondendo a isso, com muito conteúdo de qualidade, que você começa a se tornar relevante e, então, uma autoridade quando o assunto é ‘pintar o cabelo’.

Esse foi apenas um exemplo de como a engrenagem da fórmula de lançamento começa a rodar. Aliás, não existe uma área de atuação em que a fórmula de lançamento não possa ser aplicada.

JÁ POSSO VENDER?

O maior erro que alguém pode cometer quando não entende muito de fórmula de lançamento de produto é tentar vender sem construir relacionamento.

A fórmula de lançamento não tem como prioridade vender, mas criar um vínculo entre marca x cliente, para que a venda aconteça como consequência dessa troca.

MAS, COMO ISSO ACONTECE?

De forma bem simples, ao invés de dinheiro inicial, em troca de todo conteúdo de valor que você tem dado gratuitamente, você vai ter os e-mails de cada pessoa que quiser o que chamamos de ‘Material Rico’.

O material rico é um conteúdo ainda mais denso, mais profundo e bem mais detalhado a respeito da solução que você vem apresentando. Pode ser uma vídeo-aula, um e-book, um PDF, uma planilha, etc. Esse conteúdo todo também é disponibilizado de forma gratuita, o que faz sua base de e-mails aumentar ainda mais. Mas, muita calma nessa hora! A venda ainda não é agora.

O QUE EU FAÇO COM TANTO E-MAIL?

Alcançar um bom número de e-mails faz parte da estratégia de lançamento de produto. Aliás, conseguir fazer com que as pessoas queiram o seu material rico vai exigir um certo esforço seu para apresentar uma solução que elas realmente estão querendo.

Por isso, quanto mais você dominar o assunto geral que envolve seu produto ou serviço, mais você vai conseguir falar a respeito disso. E, quem melhor do que você para falar do seu próprio peixe?

Depois de conseguir uma base de e-mails você vai ter o que chamamos de leads. Leads são os seus possíveis novos clientes. Eles agora fazem parte da sua rede de e-mails e é você quem vai classificar os parâmetros para identificar se ele é apenas um cliente em potencial ou se é um lead qualificado (cliente praticamente garantido).

Em seguida, quando já tiver sua base de leads, vai criar sua estratégia para torná-lo qualificado em pouco tempo. Sua primeira lista de e-mails já vai reunir um grande número de pessoas que demonstram interesse no mesmo assunto.

Mas, ainda é necessário encontrar aquelas que vão seguir o caminho que você fizer, demonstrando um interesse ainda maior no que você está falando.

Quanto maior for o número de leads qualificados, maior as chances de venda. Mas…vamos chegar lá!

Quando tiver com sua base de e-mails de leads qualificados, ou como você identificar que eles estão prontos para a decisão de compra, você vai, finalmente, oferecer o seu produto digital.

POR QUE UM PRODUTO DIGITAL?

Oferecer um produto digital faz parte da estratégia da fórmula de lançamento de produto. Além disso, é o fato de ser algo digital que te possibilita vender em grande escala e com menor tempo de produção, do que se você fizesse um produto físico.

Imagine só como seria vender 100.000 livros físicos, por exemplo. Com certeza você teria que pensar em uma grande estratégia de venda e distribuição ao redor do país. Além de toda produção, impressão e retorno a longo prazo.

Monetizar através do digital te faz alcançar uma audiência muito superior a 100.000 pessoas e te traz um retorno praticamente imediato.

A fórmula de lançamento de produto é o caminho que leva o seu público direto para o seu conteúdo, te torna referência no seu campo de atuação e faz suas vendas crescerem expressivamente.

QUAIS PRODUTOS DIGITAIS POSSO VENDER?

Como já disse, qualquer um pode aplicar a fórmula de lançamento de produto. Desde um grande empresário, dono de uma rede de supermercados famosa, até um universitário que deseja lançar uma marca de camisetas, e por aí vai.

Assim sendo, você pode criar:

  • E-books;
  • Curso online;
  • Planilhas;
  • Aplicativo;
  • Vídeo aula;
  • etc.

Tudo o que você pode entregar de forma digital, onde seu cliente pague e receba de forma automática pode ser um produto para seu negócio.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA FÓRMULA DE LANÇAMENTO DE PRODUTO PARA MEU NEGÓCIO?

Aplicar a fórmula de lançamento te proporciona benefícios gigantescos. O primeiro deles é te possibilitar alcançar um número de pessoas expressivo em um curto espaço de tempo.

Além disso, você também começa a produzir um novo tipo de serviço, com um produto totalmente digital. E, já que você precisa estar sempre em contato com seu público, pode começar a sentir as novas dores que eles estão apresentando. Isso te faz sair na frente da sua concorrência, oferecendo uma resposta imediata. Relacionamento é a chave do negócio!

Se tornar uma referência no mercado e ser autoridade no assunto é mais um benefício incrível! Se seus leads confiam em você e consomem o que você diz é só continuar alimentando o ciclo. Não se esqueça que é necessário continuar obtendo cada vez mais conhecimento para falar com propriedade.

SÓ EXISTE UM ÚNICO MÉTODO DE LANÇAMENTO?

Não existe apenas uma forma de lançar produtos digitais. O método do Jeff Walker e do Erico Rocha é apenas uma das maneiras de você navegar nesse mar.

Outro lançador de sucesso é o Talles Quinderé, que criou o lançamento meteórico. Esse tipo de lançamento de produto usa os aplicativos de mensagem instantânea como plataforma de venda.

No método meteórico você cria uma lista de transmissão para um grupo de pessoas que já tem muito interesse no seu serviço/produto e faz um lançamento em pouco tempo. Para isso se utiliza alguns gatilhos mentais importantes. Você começa divulgando a data da abertura das vendas, alimenta sua lista de transmissão com conteúdo e depois vende. Durante a companha de lançamento, além de conteúdo você pode fazer algumas promoções também. Vale ressaltar que a venda ocorre por tempo limitado.

Nós, aqui na BMD7, por exemplo, também temos o nosso próprio método de lançamento. Podemos garantir que realmente o mecanismo todo FUNCIONA e nossos clientes sabem bem! Identificamos alguns espaços entre os diversos métodos que encontramos e desenvolvemos o nosso próprio jeito de fazer a roda girar.

OUTROS TIPOS DE LANÇAMENTO

Há muitos outros tipos de lançamento de produto e o mercado está sempre criando novas fórmulas. Mas, os principais, que geralmente entregam mais resultados são:

Lançamento Semente: É perfeito para testar se o seu produto ou serviço a ser oferecido é realmente uma boa ideia. Vai te exigir um esforço menor e você continua desenvolvendo se o resultado desejado for alcançado.

Lançamento Relâmpago: Ideal para quem já tem uma base de leads e é feito por meio de uma oferta única, em curto espaço de tempo.

Lançamento Interno: Também acontece pra uma base de e-mails já existente, mas demanda um esforço um pouco maior. Aqui os 6 em 7 têm mais chances de acontecer.

Lançamento Afiliado: Aqui você vai contar com outras pessoas fazendo sua divulgação, como os influenciadores digitais, por exemplo.

Esses são alguns dos principais tipos de lançamento que você vai encontrar e pode fazer para já ter resultados.

DOMINANDO OS GATILHOS MENTAIS

Como lançador você vai ter que se acostumar a usar gatilhos mentais na sua produção de conteúdo. Os gatilhos mentais são formas de linguagem que fazem seu leitor tomar uma determinada atitude. Eles induzem seu o público à tomada de ação.

Os gatilhos mais usados no método de lançamento de produto são os de escassez e participação.

O gatilho de escassez vai dizer que seu produto está disponível por um curto período. Já na participação vai dizer que muitas outras pessoas estão comprando também. E, por aí vai… esses e outros gatilhos fazem com que as pessoas, automaticamente, queiram comprar o que você oferece.

Em breve vamos abordar mais a fundo os gatilhos mentais, aqui no blog, e te ensinar a usá-los em sua estratégia.

R.L.E. VOCÊ PRECISA SABER!

Fazer 6 em 7 ou 7 em 7 (1 milhão em 7 dias) é completamente possível, mas não é um mar de rosas. Para navegar nesse mar exige muito esforço para conquistar seu lead e ser reconhecido como autoridade em um assunto.

Geralmente os primeiros lançamentos começam mais tímidos, mas ainda costumam chegar perto dos 6 dígitos. Quanto mais especialista em sua área você for e mais você dominar marketing de conteúdo, mais chance terá de chegar perto dos R$100.000 em 7 dias.

Entregar um material rico, preparar conteúdo de muita qualidade, fazer um bom funil de vendas (como no ibound marketing) e um bom produto para vender é só o começo da história!

Para ser um bom lançador você vai precisar do que chamamos de R.L.E.: relacionamento, lançamento e entrega.

Na etapa de relacionamento é hora de dominar o conhecimento a respeito da sua persona e saber exatamente as dores dela. Aqui você também vai produzir muito conteúdo.

Na etapa de lançamento você vai fazer uma ofertar seu produto ou serviço por tempo limitado. É aqui que o 6 em 7 vai acontecer.

Na etapa de entrega a aliança é firmada. Seu cliente vai receber o que você prometeu e vocês vão continuar o relacionamento até uma nova compra acontecer.

O R.L.E é um segredo super importante! Falhar aqui pode colocar toda a sua estratégia a perder. Mas, tem outra coisa ainda necessária para o sucesso do seu lançamento!

O MAIOR SEGREDO DO LANÇAMENTO DE PRODUTO DIGITAL

O maior segredo da estratégia está em começar entendendo a diferença do marketing tradicional para o método de lançamento.

No marketing tradicional você cria um funil de vendas, onde no topo dele estão as pessoas menos prováveis de fechar negócio com você e no fundo dele estão as que já podem decidir pela compra. Já no lançamento você vai conquistar exatamente a pessoa do topo do funil.

Geralmente, as pessoas do topo do funil são as menos informadas sobre o assunto e com menos poder aquisitivo. Por isso, o segredo do lançamento é capturar a atenção desse público, oferecendo um produto gratuito (ao alcance dele), se tornando uma referência para o seu segmento.

Isso é o que vai fazer com que o seu potencial cliente confie mais em você do que no concorrente, que tenta forçar uma venda só para quem pode comprar. Falar com todos e estar disponível para todos os leads do seu funil é muito importante. E, mais ainda é saber como falar com todos eles.

Aprender a fazer lançamento e entender melhor cada etapa e ação, pode ser o que faltava para o seu negócio decolar de vez!