Imagine que você está assistindo TV, eventualmente a programação será interrompida para passar propagandas de inúmeros produtos e serviços, não é mesmo? De modo geral, marketing sempre se baseou em interrupções.

Mas os tempos mudaram… hoje, quantas vezes você espera a propaganda inteira? Normalmente navega por outros canais só para ver o que está acontecendo, não é mesmo?

Bem, foi notando isso que o inbound marketing nasceu, também chamado marketing de atração, ele se vale do próprio interesse do indivíduo naquele conteúdo. Isso saí daquele estigma ruim da interrupção para, em fato, levar valor para aquele indivíduo que está à procura de algo específico.

Curioso para saber mais sobre inbound marketing? Continue lendo esse texto, falaremos tudo o que você precisa saber sobre isso!

Entendendo o que é o inbound marketing

Inbound marketing é o primo conveniente do outbound marketing, enquanto o primeiro não recorre a interrupções, mas sim ao interesse genuíno do internauta, o outro aparece no meio da sua tela e não importando se você queira ou não.

É exatamente como falamos acima, a conveniência desse método permite que o público se aproxime da empresa e se interesse em conhece-la, construindo um relacionamento saudável que pode resultar na venda, objetivo final de tudo isso.

Respondendo à pergunta do que é o marketing de atração de forma direta, chegamos ao conceito que essa é uma estratégia de atração de clientes que estão interessados na mensagem que empresa está propagando.

Ou seja, para consolidar uma boa estratégia é necessário haver a produção de um conteúdo personalizado para a sua persona, mas entraremos mais nesse mérito a frente.

Inbound vs Outbound Marketing

As principais diferenças entre ambos estão ligadas a forma como as mensagens são delineadas e oferecidas para o prospect.

O inbound utiliza uma comunicação aberta, permitindo um diálogo e interação; ademais, isso só acontece no momento mais conveniente, gerando um maior engajamento, logo, criando uma relação de confiança, principalmente pelas propostas de valor ofertadas.

Quando falamos do marketing tradicional (outbound) ele é justamente o inverso, utiliza uma conversa unilateral, interrompe o público e geralmente tem pouco impacto no mesmo.

Porque apostar no marketing de atração

O primeiro argumento para te convencer que o inbound marketing é a melhor opção para a sua empresa é financeiro: segundo o Resultados Digitais, essa estratégia pode ser até 62% mais barato que a opção.

Ademais, existem ainda outros benefícios a serem considerados quando se tratando dessa abordagem:

1. Alcançar o público correto

Quando se trata de campanhas, existem inúmeras formas de segmenta-la para chegar no seu público-alvo, ademais, apostar no marketing de conteúdo também é um ótimo forma de entregar valor para esses indivíduos.

2. Proximidade com os clientes

O seu apelido não é marketing de atração a toa, ele utiliza os interesses do público a fim de construir uma verdadeira relação, não só vender um produto aleatoriamente!

Essa prática anda lado a lado com o comportamento do novo consumidor que, acima de tudo, não quer se sentir usado por uma grande empresa. Sendo assim, a comunicação aberta que falamos anteriormente é importante para abrir um canal de troca de informações com o seu possível cliente.

3. Possibilidade de educar o público-alvo

Sempre que se tem alguma dúvida a respeito de um produto ou serviço o indivíduo vai até a internet – mais precisamente até motores de busca como o Google – para encontrar as respostas.

Quem melhor para responder essas questões que você, não é mesmo? Sendo assim, você pose utilizar espaços como blogs para divulgar um conteúdo realmente rico para qualquer um que venha a se interessar.

4. Menor ciclo de vendas

É justamente pela criação de um conteúdo altamente personalizado para o seu público-alvo que o mesmo pensará menos antes de toma a decisão de compra, ultimamente, resultando em um menor ciclo de vendas.

5. Diminuição de custos

De modo geral, as estratégias de inbound são bem mais baratas que anúncios tradicionais. Isso resulta em um menor gasto geral com marketing, como também um menor custo de aquisição de novos clientes.

6. Altamente mensurável

É possível acompanhar todos os resultados do marketing sendo realizado em tempo real, quantos cliques, quantas interações, quantos leads foram convertidos, etc.

O processo do inbound marketing

Para entender o processo do inbound marketing, temos que abordar também o conceito de funil de vendas.

Ele é dividido em 3 partes:

  • O topo do funil onde o internauta está aprendendo sobre a marca e/ou serviços;
  • O meio do funil onde ele já conhece e está comparando com outras soluções no mercado, fazendo suas considerações; e
  • O fundo do funil onde acontece a decisão de compra, sendo necessário nutrir esse lead com informações direcionadas e até mesmo promoções.

Agora que o conceito do funil de vendas já foi delineado, fica mais fácil entender como funciona o processo do inbound marketing e em que parte do funil de vendas ele irá atuar.

Atrair

Essa é a primeira parte de todo o processo e talvez a mais importante, porque um site que não consegue atrair visitantes, é um site sem leads e, ultimamente, sem vendas.

Aqui é necessário criar conteúdo que seja digno da atenção dos indivíduos que você objetiva atrair para o seu site. As formas de divulgar esses conteúdos são:

  • Blog: através de uma estratégia de marketing de conteúdo;
  • SEO: otimização das suas páginas e conteúdos de blogs a fim de ser encontrado;
  • Links patrocinados: utilizar mecanismos de anúncio como Google Ads; banners; anúncios em redes sociais, etc.

Converter

Uma vez que o indivíduo conseguiu ser atraído é hora de ser convertido em lead. Essa etapa é importante, porque o mesmo está entregando de bom grado algumas informações sobre si (normalmente relacionadas a contato) e está permitindo que a empresa inicie um diálogo com ele.

Isso pode ser feita de diversas formas, mas normalmente seguem o padrão abaixo:

  • Criação de ofertas de valor: ofereça um e-book; demonstração de software; teste gratuito; newsletter, etc.
  • Landing Pages: essas são páginas especializadas em conversão no qual o foco está em demonstrar o porquê de o seu prospect deve iniciar uma relação com a sua empresa.

Relacionar

Nesse momento você irá negociar com o seu lead, entregando o conteúdo que ele precisa naquele momento. Ou seja, é necessário entender onde o seu cliente em potencial está no funil de vendas para então nutri-lo com conteúdo condizente, fazendo com que ele chegue cada vez mais perto da decisão de compra.

Isso pode ser feito por:

  • E-mail marketing: a depender da etapa do funil o conteúdo pode variar de educativo a promocional;
  • Automação de marketing: uma forma de trabalhar a nutrição de Leads de forma escalável e inteligente.

Vender

Finalmente chegou a hora da venda, depois de todo o esforço em nutris os leads está na hora do contato com um vendedor ou, se é um e-commerce, da compra em si.

Essa etapa é sim válida a construção de um conteúdo mais voltado ao produto ou serviço e seus benefícios. Focando também no valor que o que está sendo vendido irá agregar a vida do cliente.

Encantar

A venda foi feita e o trabalho acabou, não é mesmo? Não! É necessário oferecer a melhor experiência possível, fazendo com que os clientes fiquem simplesmente encantados e passem a promover a sua empresa. Nunca subestime o poder do boca a boca.

Isso pode ser através de uma equipe de sucesso do cliente; manutenção de um relacionamento ativo e até mesmo u conteúdo avançado, nada de todo pode funil para esses clientes.

PRONTO PARA COLOCAR EM PRÁTICA?

Agora você já está por dentro de como o inbound marketing funciona e como ele pode fazer toda a diferença para a sua estratégia de marketing digital e, ultimamente, para os resultados da sua empresa!

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