Será que era tudo enganação?

Vou tentar adivinhar! Você ouviu falar sobre lançamento, ficou animado com a possibilidade de ter um negócio digital, tentou colocar em prática e não fez 6 em 7 (6 dígitos em 7 dias)… acertei?

Bom, preciso te dizer que com certeza você não é o único nessa situação. Milhares de pessoas já conhecem lançamento de infoproduto, mas nem todas conseguiram atingir o resultado esperado.

Mas, fique tranquilo! Fazer lançamento é nossa especialidade e a gente sabe que resultados tão grandes não acontecem como mágica.

Aliás, muitas pessoas passam a acreditar que lançamento de infoproduto é algum tipo de enganação ou que não funciona tanto assim como dizem.

Se você se sente decepcionado porque não fez 6 em 7 e já começou a achar que era marmelada, vem comigo que eu posso te dar possibilidades do que fazer e de onde talvez errou… quem sabe não era algo bem simples e fácil de contornar?

Talvez você chegou mais perto do que pensava e desistiu rápido de mais!

Antes de mais nada, recomendo que você veja nosso artigo de blog falando sobre os principais erros ao fazer lançamento:

banner com foguete caindo com erros de lançamento infoprodutos produto digital e 6 em 7

Por que eu não fiz 6 em 7 no primeiro lançamento?

Vamos direto ao ponto! Dentre todas as possibilidades para você não fazer 6 em 7 logo no primeiro lançamento, quero ressaltar a principal: a maioria dos lançamentos não alcança 6 dígitos logo de primeira. Simples assim!

A promessa de conseguir tanto lucro em pouco tempo, causa espanto naqueles que são mais cautelosos e até realistas. Entendemos!

Apesar disso, essa é uma promessa confiável, mas talvez não te disseram que 6 em 7 se trata da semana de lançamento. O que você faz meses antes dessa semana é muito trabalho e empenho, para o lucro chegar.

De qualquer forma, ainda que você tenha seguido tudo à risca, precisa levar em consideração alguns pontos:

1) Você precisa de prova social

O gatilho mental de prova social é muito importante para convencer seus leads de que seu produto vale a pena.

Se você estiver fazendo um lançamento pela primeira vez e seu infoproduto nunca foi comprado antes, não terá depoimentos para serem usados como prova social. A não ser que seu produto já havia sido vendido outra vez.

2) Audiência é muito importante

Se você pulou a etapa de criação de audiência, porque achou que conseguiria dar um jeitinho de fazer acontecer – aliás, ‘por que seguir um método?’ – já sabemos qual foi o motivo.

Mesmo que você tenha muitos seguidores em redes sociais, só podemos considerar aqueles que se tornam leads. Ou seja, que vão para seu grupo no Telegram, WhatsApp ou lista de e-mail. Esse é o número que realmente importa.

Sem audiência não é possível fazer um lançamento de sucesso.

3) Planeje com antecedência

Aliás, quanto tempo antes de um lançamento de sucesso eu devo começar?

  • Se você ainda precisa criar audiência e quer fazer isso de forma orgânica, pode levar mais de 1 ano para conseguir construir uma base de leads interessante;
  • Se ainda precisa criar audiência, mas vai fazer anúncios pagos, 7 meses são suficientes para você fazer 6 em 7 (pelo menos R$100.000,00). Consideramos que nesse espaço de tempo você faça pelo menos 3 lançamentos menores para, no 7º mês, fazer os 6 dígitos;
  • Agora, antes que você me pergunte sobre a pessoa/empresa que já tem uma boa base de leads e audiência, vou adiantar e te dizer. Sim, é possível fazer 6 em 7 no primeiro lançamento. Na verdade, dois pontos são importantes para isso. O primeiro é ter audiência e o segundo é ter depoimentos de quem já usou seu produto digital.

Mas, um alerta é importante! Mesmo que você se encaixe no último grupo, que tem leads + depoimentos, deve seguir todos os outros passos à risca.

Isso significa que ainda assim leva aproximadamente 1 mês. Isto é, desde a captação de lead, para uma automação de e-mail (se escolher dessa forma), até a abertura de carrinho. Dessa maneira conseguirá fazer 6 em 7 logo no primeiro.

O que eu faço agora? Como chegar nos 6 em 7?

Agora que você já entendeu o porquê que não fez 6 em 7, vou te dar uma ajudinha para chegar lá!

Aliás, nos últimos 7 meses nós fizemos mais de R$ 1 MILHÃO com lançamentos. Nós vimos que algumas coisas fazem muita diferença e muita gente que fala sobre lançamento não toca nesse assunto. Quer saber qual é?

Pós-venda! Isso é algo que os marinheiros de primeira viagem (e até muitos veteranos) deixam passar.

Como mencionei, a maioria das pessoas leva de 7 meses a pouco mais de 1 ano para chegar nos 6 dígitos. Com isso, elas precisam fazer pequenos lançamentos até lá! E é aqui que o pós-venda se torna uma carta importante.

Vou te dar algumas dicas práticas:

1) Faça uma pesquisa com seu cliente

Comece ouvindo aqueles que já compraram seu produto. Já que você os têm, mande uma mensagem com uma pesquisa bem bacana.

As pessoas gostam de ser ouvidas. Deixe que elas se expressem. As que estão insatisfeitas geralmente são as primeiras a falar. Mas, não negligencie o feedback. Ouça, peça desculpas – se necessário.

Entenda quem estiver insatisfeito. Talvez tenha algo na sua plataforma ou estrutura que possa ser melhor explicado. Use os feedbacks para melhorar!

Você também pode oferecer um desconto para um outro produto que você esteja vendendo. Que tal um conteúdo exclusivo de brinde?

2) Consiga depoimentos

Quando as pessoas responderem sua pesquisa, aproveite para extrair os melhores depoimentos.

Use os bons feedbacks para encorajar sua equipe. Mas, divida a alegria com seus futuros clientes também. Esses depoimentos são essenciais! Eles podem ser incrementados em seus e-mails de lançamento e na página onde fizer sua próxima Master Class.

Você pode até criar um sorteio para quem enviar vídeos com seus depoimentos. O cliente feliz ficará grato em poder contar sua história.

3) Descubra a objeção daqueles que não compraram

Não olhe apenas para seus clientes atuais. Pense também naqueles que deixaram de comprar seu produto digital. Eles são importantes para entender onde você pode ter errado.

Preciso te lembrar que sempre há uma taxa que não vai converter em cliente. Isso é normal! Mas, os não-clientes te ajudam a ver sua oferta por outra ótica e até sair da zona de conforto.

Busque entender a maior dor ou objeção que você não conseguiu solucionar.

4) Reestruture sua oferta

Quando tiver todos esses depoimentos, analise as possibilidades de melhorar sua oferta. Quem sabe não há algo bem simples de resolver e que pode aumentar suas taxas de conversão?

Além disso, evite mexer na estrutura do seu infoproduto. Pense em como atualizar sua oferta e comunicação, não tanto o produto em si. Claro, que cada caso é um caso.

5) Faça um lançamento 2.0

O último passo é fazer seu próximo lançamento com uma nova roupagem. O lançamento 2.0 é relançar o mesmo infoproduto, em um momento diferente.

Dessa vez você terá mais experiência e muitos depoimentos emocionantes, que vão ajudar a fazer o tão esperado 6 em 7.

Pronto para decolar de novo?

Se essas dicas te ajudaram, comece a planejar seu próximo lançamento. Depois conte pra gente como foi!