Guia rápido do e-mail marketing de sucesso

E-mail é uma das ferramentas mais utilizadas na humanidade. Não dá para generalizar, contudo, uma grande parte da população economicamente ativa tem um e-mail e este é foco de inúmeras campanhas, constituindo o famoso e-mail marketing.

Muitas vezes associados a spam por aqueles que não conhecem essa prática um pouco mais a fundo, o e-mail marketing pode encontrar alguma resistência em muitos. Apesar disso, essa continua sendo uma ferramenta bastante efetiva para engajar clientes ou leads.

Apesar das diversas vantagens – que abordaremos mais à frente – não é muito fácil conseguir alcançar o seu público nesse meio. Nesse sentido, separamos algumas dicas para que você não deixe de se comunicar por esse veículo de forma efetiva!

Curioso? Continue lendo esse texto e descubra mais!

CONTRUINDO A ESTRATÉGIA DE E-MAIL MARKETING

O e-mail marketing tem inúmeras funções dentro da estratégia de marketing como um todo. Mas para ser efetiva deve ser muito bem pensada. Agora veremos os passos necessários para que sua empresa consiga realmente se comunicar com o público-alvo.

1.CONSTRUÇÃO DA LISTA DE E-MAILS

Ao enviar e-mails para o seu público você não simplesmente envia para e-mails aleatórios e – jamais – compre a lista de endereços. A captação de leads é uma arte e você deve tratá-la como tal.

Não somente, a compra de e-mails vai te levar até pessoas que não se interessaram pelo seu produto ou serviço, sendo assim, é muito provável que você simplesmente não tenha sucesso em conversar com ninguém!

Dessa forma, aposte nas técnicas de captação de mailing. Estas são formas de que você pode otimizar o seu site para acabar captando essa informação dos indivíduos interessados.

Uma das mais comuns são as Landing Pages, através da criação de um conteúdo direcionado a alguma determinada dor do seu público-alvo, fica até simples convertê-lo.

Nesses espaços você também pode oferecer algo de valor em troca, tais como e-books, aulas grátis, assinatura para a newsletter, etc. Seja criativo na hora de oferecer produtos em troca das informações de contato do seu público-alvo.

Outra estratégia muito boa para esse fim sãos os pop-ups contextualizados. Sabe aquelas janelas que aparecem em um site assim que você movimenta o cursor para fechar a página? É uma ótima forma de captar a atenção e o e-mail do seu visitante.

2.ESCOLHA DO ESP

ESP significa E-mail Service Provider e nada mais é uma que ferramenta para o disparo de e-mails. Não somente, ele será responsável por gerar inúmeras métricas para que você acompanhe de perto tudo o que está acontecendo.

Seja na hora de retirar aqueles e-mails que não existem ou mesmo acompanhar a taxa de entrega. Ter um serviço que te forneça o que você precisa saber é de extrema importância para tomada de decisão.

3.ESCOLHA DO E-MAIL REMETENTE

Agora está na hora de criar um e-mail profissional se você não já tiver um. Nada de @gmail, @hotmail, etc. está na hora de investir e ter um @suaempresa. Isso passará muito mais profissionalismo e diminuirá a chance de o seu e-mail ser confundindo com um spam.

Não somente, ainda há uma nova prática que diversas empresas estão usando para deixar o e-mail marketing ainda mais pessoal: utilizar o próprio nome do funcionário. Ao invés de ser contato@suaempresa.com é funcionário@suaempresa.com.

4.TER UMA ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO

Para ser fiel ao que sua empresa é e também ao seu cliente, a sua comunicação tanto verbal quanto não verbal no e-mail marketing. Você deve saber quem é o seu público através dos dados demográficos e se comunicar com ele levando em consideração faixa etária, escolaridade, renda, etc.

Ademais, a sua comunicação deve estar alinhada com o objetivo do seu e-mail marketing. Seja vender, informar, educar, oferecer materiais, você deve levar o seu leitor a executar a ação que você deseja.

Não somente, saiba o que esperar em questão de números, seja vender X produtos, educar X clientes, gerar X novas indicações, etc.

5.CRIAÇÃO DO TEMPLATE

Essa é uma parte crítica, pois uma coisa é o seu lead abrir o seu e-mail, outra bastante diferente é ele ser cativado pelo mesmo. É importante que toda a parte visual esteja de acordo com o que sua empresa é, dessa forma, assim que o leitor abrir ele saberá de onde veio.

Algumas dicas também são bastante válidas para garantir que o seu objetivo será alcançado:

  • Título e call-to-action (CTA) logo no começo do e-mail;
  • Taxa ideal de imagem e texto é de 40 e 60%, respectivamente;
  • Utilizar imagens extremamente leves, menos de 100 kbs;
  • Cada campanha deve ter um objetivo único e claro;

DICAS PARA A EXECUÇÃO DE UM BOM E-MAIL MARKETING

Agora que você já sabe o processo para a construção de uma boa estratégia de e-mail marketing, vamos dar algumas dicas para que você consiga criar um bom conteúdo para prender o seu leitor:

  • O assunto deve ser algo que chama a atenção;
  • Embase o seu argumento com dados estatísticos;
  • Não passar de 40 caracteres no assunto;
  • Verifique a gramática e sintaxe;
  • Não deixe de utilizar imagens que conversem bem com o texto;
  • Nada de e-mails longos demais;
  • Use emojis, nada mais atual;
  • Quando possível, insira GIFs, ficará mais divertido;
  • Coloque links nas imagens a fim de redirecioná-los para sua página;
  • Utilize contagens regressivas nos e-mails para criar urgência;
  • Sempre tenha um CTA logo no começo do e-mail;
  • Sempre teste antes de enviar;
  • Não utilize anexos;
  • Use códigos de desconto para atrair novos clientes;
  • Pense sempre nos aparelhos móveis;
  • Segmente os seus destinatários a partir do funil de vendas;
  • Nunca envie spam;
  • Encontre a frequência ideal de envios;
  • Acompanhe as suas métricas de perto;
  • Escreva de forma pessoal, nada de falar com multidões.

 

Com essas 20 dicas e o guia rápido para e-mail marketing que fizemos acima, certamente não há erro! Continue acompanhando o nosso blog para mais conteúdo como esse!