Para fazer lançamento você já deve saber que nem sempre é preciso fazer o método por email marketing certo? Você também pode utilizar o WhatsApp e Telegram.

Mas, hoje quero te dar apenas dicas para quem quer fazer lançamento utilizando emails, que é a forma mais comum e eficaz de lançar.

Dê atenção ao email marketing no lançamento

O email marketing, diferente das redes sociais, tem uma proposta de comunicação mais próxima e personalizada. Através dele você consegue ser mais pessoal e alcançar os resultados que deseja com muita assertividade.

Pense em suas redes sociais. Milhares de pessoas não significa a mesma coisa que milhares de visualizações, proporcionalmente.

Isso porque os algoritmos não permitem que 100% do seu público veja 100% do seu conteúdo. E essa parte você já sabe…

Já no email você não precisa contar com esses algoritmos e as chances de sua mensagem ser entregue são maiores.

Fazer alguém abrir seu email e seguir o seu fluxo de automação é que são as chaves importantes. Invista em copywriting e gatilhos mentais no seu email marketing.

Além disso, sua frequência de emails precisa ser estrategicamente planejada para manter uma base de leads forte.

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Além disso, você pode fazer uma segmentação específica para cada tipo de lançamento e lead, de acordo com seu planejamento e estratégia de Inbound.

O disparo de email marketing também é algo muito relevante no lançamento. Envie os emails errados e perderá muitos cadastros. Envie no tempo correto e com os gatilhos corretos e conseguirá muitos clientes.

Ferramenta de email: RD Station

O RD Station tem uma ferramenta incrível de email marketing, que integra tudo o que você precisa para atrair, converter, relacionar e analisar, em um só lugar.

Para atrair:

No RD Station versão PRO, você pode fazer e agendar anúncios no facebook e postagens no Linkedin, com toda a gestão de conteúdo em um único lugar.

Você também pode acompanhar e monitorar palavras-chave através da ferramenta de otimização de páginas (SEO).

Para Converter:

Faça Landing Pages incríveis e use a opção de ‘campo personalizado’ para que seu lead preencha com informações específicas que você quer/precisa.

Além disso, você pode criar Pop-ups para seu site, para inscrição em suas newsletters. Quer criar um botão para WhatsApp dentro do seu site? Você também pode fazer isso para converter leads.

Para Relacionar:

Veja quem são os leads que converteram em alguma ação que você fez e detalhes de cada ação que eles tiveram com seus emails.

Use o Lead Scoring para classificar e pontuar seus leads. Essa é uma ótima ferramenta para sua equipe de vendas saber exatamente como agir.

Com o Lead Tracking e Lead Scoring você tem informações precisas das tomadas de ação dos ledas. Isso permite que você não se precipite no disparo e comunicação.

Aliás, se eles estão no topo do funil, não adianta tentar fazer uma venda. Com o Lead Scoring você sabe exatamente para quem vender e quando vender. Além de entender melhor o comportamento de cada lead e como melhorar sua oferta, com o Lead Tracking.

Quer segmentar seus disparos de email marketing? No RD você também consegue fazer isso! Nomeie suas campanhas e ações.

Coloque um nome específico para determinados leads e use nos seus disparos de emails. Se quiser enviar para o grupo X de leads e não enviar para o grupo Y essa é sua ferramenta.

Além de todas essas ferramentas você também consegue criar um fluxo de automação. Isto é, com ele você diz quando e qual email seus leads vão receber.

Crie automações diferentes para respostas diferentes, formando um organograma que crie um caminho possível para uma venda futura, de acordo com interesses e interação de leads.

Para Analisar:

Seus relatórios podem ser mais completos usando as ferramentas de análise. Sabia qual mídia está te trazendo mais retorno e qual é o melhor para investir.

Tenha relatórios para sua equipe e otimize suas ações. Ou seja, tenha também dados de acesso, páginas visitadas, etc…

Outras ferramentas de email marketing

Além do RD Station, você pode optar por outras ferramentas tão boas quanto.

Hoje há diversas plataformas que oferecem o mesmo tipo de serviço e você pode escolher o que é melhor para sua empresa e com qual você mais se identifica.

Com o RD Station você tem a versão em português, inglês e espanhol, com planos a partir de R$19,00/mês.

Com o Active Campaign você tem a versão em português, inglês, espanhol, francês, italiano e alemão. Com planos a partir de R$29,00/mês.

Com o Constant Contact você tem a versão em inglês, espanhol, com planos em dólar a partir de $20,00/mês.

Com o Sendinblue você tem a versão em português de Portugal, inglês, espanhol, francês e italiano. Com planos a partir de $0/mês na categoria mais básica e sem muitos recursos.

Com o Get for Response você tem a versão em 26 idiomas, com planos em dólar a partir de $15/mês.

Com o Lahar você tem a versão apenas em português, com planos a partir de R$229/mês.

Essas são apenas algumas opções de ferramentas que você pode usar para sua estratégia de email marketing. Aliás, vale lembrar que esses preços são de 2020 e podem estar modificados dependendo de quando você ler este post.

Não comprometa seu lançamento digital

Se você ainda não está convencido de que precisa de uma ferramenta de gerenciamento de emails, veja o que pode acontecer com seu lançamento:

  • Alta taxa de descadastro

Sem uma boa segmentação e análise comportamental do lead você terá taxas altíssimas de descadastro em seus emails. Seus leads te deram um acesso ao canal mais próximo, à ‘cadeira’ vip… então, não desperdice isso falando o que eles não querem ouvir.

  • Leads desengajados

Isso acontece quando você não tem uma boa frequência de emails e nem mesmo uma comunicação direcionada. Com a automação de emails você cria um fluxo perfeito para que novos e antigos leads não caiam no esquecimento.

  • Baixa taxa de clique

Precisando investir em Copy ou em emails atrativos? Procure por uma ferramenta prática que te permite criar emails sem que necessariamente você seja um design profissional.

Esses são alguns dos prejuízos que você pode ter quando fizer um lançamento digital sem dar atenção ao seu disparo de emails. Nem preciso falar em como isso afetará suas vendas!

Acontece que muitas pessoas dão atenção aos anúncios nas redes sociais e criação de conteúdo para atrair leads. Mas, durante a semana de CPL (campanha de pré-lançamento), não enviam emails corretamente. Ou, durante a semana de lançamento disparam emails demais e para as pessoas erradas.

Não basta apenas ter uma base de leads muito grande. É necessário saber como se comunicar com cada um. Essas ferramentas de email marketing são amigas de sua estratégia de lançamento.

Além disso, é importante dizer que a comunicação personalizada com seu lead vai além do olá, *|PRIMEIRO_NOME|*. Você precisa ser intencional e direcionado para falar o que realmente é de interesse de cada pessoa na sua base de emails.

Só usando ferramentas apropriadas você consegue fazer isso de maneira eficaz.

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