CONHEÇA O COPYWRITING E COMO ELE VAI FAZER TODA A DIFERENÇA PARA SUA AGENCIA

Quando falamos sobre levar o seu marketing digital estamos abordando um mundo de abordagens que podem ser tomadas a fim de fazer uma empresa tomar notoriedade online e, por fim, vender mais!

Dentro desses inúmeros pontos, o copywriting é somente mais um que deve ser trabalhado em seu site ou blog a fim de gerar melhores taxas de conversão. Vendas na internet parece uma tarefa tão simples quando colocar um produto em um site, contudo, está bem longe disso.

Curioso para saber o que é o copywriting e a sua importância dentro do marketing digital? Bem, continue lendo esse texto, abordaremos isso e também como esse aspecto irá beneficiar a sua agência.

O QUE É COPYWRITING

De forma geral copywriting nada mais é que a produção textual – seja ela para ser usada como slogan, os textos do site, posts de blog, etc. – que é criado com o objetivo de vender.

Mas não é tão somente aquele velho “compre” que estávamos acostumados há alguns anos atrás. Todo o texto é construído a fim de levar o possível cliente a tomar uma decisão específica.

Como disse, o objetivo não é somente vender o produto friamente, mas sim fazer com que aquele prospect vá aos poucos descendo no funil de vendas. Ou seja, aos poucos a ação desse indivíduo está sendo influenciada.

Mas diversas outras ações além da compra podem ser demandadas, uma delas é justamente converter o indivíduo em um Lead. Isso é extremamente importante no processo de venda, fazendo com que este lead esteja mais próximo a empresa e logo, tenha uma preferência pelos seus produtos.

A IMPORTÂNCIA DO COPYWRITING

Não raro as empresas fecham os olhos para os benefícios do copywriting e investem todos os seus recursos em anúncios. Apesar de essa ser uma ótima forma de fazer com que o seu produto chegue até o público-alvo, ele não irá se vender sozinho.

É necessário textos que demonstrem para internauta como aquele item irá melhorar a sua vida, ou seja, acrescentar valor. É isso que os consumidores do século XXI desejam, soluções para as suas dores.

O copywriting ainda pode estar associado ao marketing de conteúdo, dessa forma, podendo trazer ainda mais benefícios de longo prazo, tais como:

  • Maior taxa de conversão;
  • Melhor ranqueamento nos motores de busca;
  • Mais conteúdo para veicular nas redes sociais e convencer o seu público-alvo a comprar;
  • Melhor percepção de marca;
  • Maior tráfego orgânico em seu site;
  • Melhor relacionamento com o cliente;
  • Autoridade no assunto; dentre outros.

A FÓRMULA DE UM BOM COPYWRITING

Existem 4 pontos que um bom copywriting deve ter para realmente surtir o efeito desejado em seu público-alvo. Também conhecida como fórmula AINDA, você entenderá o porquê ela é tão importante agora:

  • Atenção

Especialmente no mundo online a primeira coisa que a sua estratégia deve realizar é prender a atenção do seu público-alvo. Se você conseguir prender o seu leitor com sucesso, já cumpriu o primeiro passo para emitir a sua mensagem com sucesso;

  • Interesse

Atenção e interesse são coisas completamente diferentes. Nesse sentido, interesse é algo que esteja intimamente relacionado com as dores que ela sente. Conseguiu a atenção? Perfeito, agora trabalhe o seu texto para que o leitor se engaje com a comunicação.

  • Desejo

É através do interesse que você irá implementar o desejo! Saiba quais são as dores que o seu público sofre e saiba explorá-las, vendendo valor e demonstrando o quanto a sua solução irá melhorar as suas vidas.

  • Ação

Agora que o seu leitor está bastante engajado com o seu texto, está na hora de direcioná-lo a realizar uma ação. Qual o seu objetivo com esse conteúdo? Vender? Converter, caso esse não seja um conteúdo de final de funil?

DICAS PARA UM BOM COPYWRITING

Existem uma série de abordagens que você pode aplicar em seu copywriting para assegurar que a mensagem que você quer passar chegue até o leitor:

  • Repetição

Pode parecer que o seu texto está chato, contudo, apostar em um pouco de repetição é uma boa tática para influenciar o seu leitor. Repita 100 vezes até se tornar realidade, contudo de formas diferentes.

  • Explique

Utilize bastante a palavra “porque” e seus sinônimos. Toda vez que você fizer uma afirmação, tenha certeza que a mesma está bem explicada, afinal de contas, seu objetivo é convencer o seu leitor.

Qualquer pessoa será muito mais receptiva ao conteúdo proposto por você com um bom motivo.

  • Comparações

Quando se está tentando fazer com que seu leitor realmente entenda o seu ponto, você pode recorrer a analogias e metáforas. Somente tome cuidado para não mencionar a concorrência, afinal de contas, você pode levar um possível cliente a procura-lo.

  • Apresente soluções

Uma ótima tática é colocar o dedo na ferida do seu leitor. Apesar de colocar dessa forma, apontar as suas dores e logo após apresentar uma ótima solução (o seu produto ou serviço) é uma ótima forma de convencê-lo sobre a necessidade de comprar essa solução!

  • Exclusividade

Outro ponto que realmente engaja os leitores é a possibilidade de ter algo exclusivo. Todos desejam ter ou ser parte de algo especial, nesse caso, pode ser o seu serviço ou produto.

  • Tenha respostas prontas

Qualquer pessoa, ao ler o seu conteúdo, terá objeções que o fará levantar a sobrancelha é nessa hora que você deve ter respostas prontas para acabar com qualquer dúvida que faça com que o seu leitor desengaje do seu texto.

O primeiro passo para isso é conhecer bem o seu público-alvo, garantindo que será possível antecipar qualquer objeção!

 

Gostou do conteúdo de hoje? Continue acompanhando o nosso blog e veja mais dicas importante para conquistar mais clientes online.