Quem trabalha com Marketing Digital certamente gosta de ver números altos indicando pageviews, curtidas, cliques, compartilhamentos, etc. Mas será que esses indicadores estão realmente sendo benéficos para a sua empresa ou estão servindo somente para alimentar o ego?

Mensurar os resultados dos seus esforços de marketing é imprescindível para o seu negócio, contudo, podemos nos perder nas famosas métricas de vaidade ao invés daquelas que realmente importa para o sucesso das nossas ações.

Ficou curioso? Bem, continue lendo esse texto vamos falar um pouco sobre o que são as métricas de vaidade e como escapar dessa cilada.

Primeiro: o que são métricas de vaidade?

Quando falamos sobre métricas de vaidade estamos nos referindo diretamente a indicadores que somente servem para inflar o ego. Por isso ela é chamada dessa forma.

De forma mais direta, essas métricas não provam se o Marketing Digital está realmente sendo efetivo. Impressionar com as métricas do Web Analytics não é o mesmo que abrir novas oportunidades de negócio e vender mais, afinal de contas, curtidas não necessariamente geram vendas.

Não nos entenda mal, não estamos falando que elas não devem ser levadas em consideração, a depender do objetivo das suas ações – gerar engajamento, por exemplo – elas são muito bem-vindas. Apesar disso, não expõem a saúde do seu negócio.

A presença em redes sociais e também o investimento em outras ações de marketing como Google Ads fazem toda a diferença na presença online e no número de vendas da empresa, afinal de contas, é nesse espaço que os consumidores residem no século XXI.

Apesar disso, criar campanhas inteiras sem objetivos claros, somente para estar no ambiente digital, não é o caminho. Em fato, esse tipo de abordagem mais irá fazer você perder dinheiro que ganhar.

Mas então, quais são essas métricas de vaidade? Veremos abaixo:

Quais são as métricas de vaidade?

  1. Likes ou curtidas: fotos de gatinhos são cheias de likes, contudo, não são capazes de impulsionar o internauta em uma jornada de compras, sendo a principal e mais perigosa métrica de vaidade, sendo inclusive alvo de vendas – já alertamos não compre likes;
  2. Cliques: essa certamente também é uma perigosa métrica, afinal de contas, levou o público até o seu site, não é mesmo? Bem, o clique não significa nada se a sua página não tiver poder de conversão;
  3. Compartilhamentos: compartilhamentos é algo muito bom, afinal de contas, aumenta o alcance da sua marca e leva mais tráfego para o seu site, contudo, ainda assim não quer dizer que a campanha está desempenhando bem no quesito vendas;
  4. Seguidores: o número de seguidores, muitas vezes, não quer dizer absolutamente nada para o desempenho do seu negócio e, mais uma vez, comprar seguidores é uma péssima ideia;
  5. Pageviews ou visualizações da página: visualizações não necessariamente indicam que a sua página está bombando, mas sim que foi visualizado, não há muito o que se fazer com essa métrica, você pode ter 10 mil visualizações e 100 visitantes, por exemplo.

Existem mais métricas de vaidade que devem ser interpretadas com cautela, mas essas são as principais! Fique atento a elas.

Quais são as métricas que realmente importam?

As métricas que são mais importantes são aquelas relacionadas ao seu funil de vendas! Quando o visitante vira o lead e depois cliente. E que métricas são essas? Veja:

  • Taxa de conversão

Essa taxa é medida quando uma pessoa acessa a página e é convertida a lead, logo, está interessada nas novidades e está a um passo de se tornar um cliente!

  • Conversão ao longo do funil

Cada etapa do final de compras exige um material feito especialmente para aquele cliente. Por exemplo, um indivíduo que acabou de demonstrar interesse pode não estar pronto para realizar a compra, sendo assim, ele precisa de material rico que o ajude a formar uma opinião, descendo pelo funil, até que decida comprar.

  • Lifetime Value

Essa métrica avalia o quanto um cliente volta a comprar em sua empresa. Não é segredo para ninguém que é mais barato vender para já clientes do que conseguir novos!

  • Custo de Aquisição por Cliente

Essa métrica é chave para determinação de valores e também da real efetividade das estratégias de marketing digital! Sendo assim, fique de olho no calculo do ROI para saber se está tudo indo como planejado.

  • Número de visitantes

Junto a taxa de conversão, o número de visitantes pode te dar métricas valiosas para avaliar o desempenho das suas páginas.

Pronto para prestar atenção nos indicadores que realmente importam para a sua empresa? Deixe as métricas de vaidade de lado e conte com ajuda especializada para fazer as suas campanhas tenham o desempenho esperado!