O Marketing Digital é a junção de estratégias comunicação no mundo online que tem como intuito gerar mais visibilidade, tráfego e novas oportunidades para um negócio. 

Essa prática tem uma vantagem indiscutível, é possível, por exemplo, saber exatamente qual a fonte de tráfego mais eficiente, entender  onde o usuário clicou, em que passo do funil de vendas ele parou e mais uma infinidade de informações. Por isso, hoje vamos mostrar como identificar oportunidades e como fazer melhorias no Marketing Digital.

Como identificar oportunidades no Marketing Digital?

Identificar as oportunidades no Marketing Digital é essencial para conseguir resultados. Muitas empresas exploram as redes sociais mas não conseguem converter seguidores em futuros clientes e um dos motivos disso é pelo fato de que a equipe de marketing e vendas estão desalinhadas ou não conseguem enxergar as oportunidades.

Um dos mais maiores erros dos empreendedores é não conseguir identificar uma boa oportunidade e não saber como conduzir aquela oportunidade para uma venda, umas das melhores formas de fazer isso é primeiramente conhecer as etapas do funil de vendas

As etapas do funil de vendas

1- Atrair (visitantes): Nesta etapa você precisa atrair o público que ainda é um mero visitante em seu site, precisa gerar conteúdo relevante que ele se interesse para que no futuro, se torne um lead. Para esta etapa é recomendado produzir conteúdo e otimizá-lo para gerar tráfego. Também é importante fazer o uso das mídias pagas para potencializar o seu alcance e trazer mais visitantes para o seu website.

2- Converter (leads): Os leads são os visitantes que têm algum interesse em seu produto ou marca. Eles são os visitantes que deixaram seus dados com a intenção em adquirir seu conteúdo, sejam e-books, planilhas, infográficos, etc… Uma ótima forma de convertê-los é promovendo ofertas em landing pages criativas e funcionais. 

3- Relacionar: Agora que você já sabe todos os dados daquele lead e que ele possui interesse em seu produto/marca, chegou a hora de apresentar o conteúdo para educá-lo e qualificá-lo para que ele se torne uma futura oportunidade. Nesta etapa utiliza-se muito as automações de e-mail marketing para fazer este relacionamento escalável e produtivo.

4- Vender: Agora a hora que todo gestor espera, depois de educar o lead e qualificá-lo chegou a hora de fazer a venda. É nesta hora que a equipe de vendas e marketing devem estar alinhadas, para passar o contato para o vendedor e ele saber exatamente o prospect precisa.

5- Analisar: Nesta etapa você deve usar os dados à seu favor e identificar quais seus erros e quais seus acertos, para que no futuro você possa melhorar os resultados obtidos anteriormente.

Mas então? Como identificar uma oportunidade através do funil de vendas?

Veja algumas dicas abaixo:

  1. Defina os objetivos da empresa e estabeleça metas.
  2. Dê atenção a todas as etapas do funil para procurar possíveis erros.
  3. Entenda a necessidade do seu cliente e procure conduzí-lo de forma natural até a última etapa do funil.
  4. Integre a equipe de marketing e vendas para garantir maior produtividade;
  5. Monitore os resultados e execute melhorias e testes A/B para melhores resultados.

Agora que você aprendeu como identificar oportunidades, vamos aprender como fazer as melhorias no Marketing Digital.

Como fazer melhorias no Marketing Digital?

Melhorar sua estratégia no Marketing Digital e alavancar suas vendas não é uma tarefa fácil, é preciso entender o mercado, a concorrência, e atender as expectativas do seu público. Devido a isso, vamos te mostrar ensinar a como aperfeiçoar seus resultados. A BMD/7 recomenda a leitura complementar do site dashmark, especializado em gestão de marketing digital, para complementar sua experiência com melhorias na gestão e no seu próprio marketing digital. 

Monte uma estratégia

Primeiramente você precisa saber quais são seus objetivos dentro do Marketing Digital, vender, ganhar seguidores, ter mais engajamento, mais visibilidade, etc… A partir do momento que você sabe qual seu objetivo, você pode fazer um planejamento para conseguir resultados.

Conheça a necessidade do seu cliente, como seu negócio pode melhorar a vida dele, crie valor para seu produto, crie ofertas, crie conteúdo, saiba quais as melhoras formas de deixar seu público interessado pelo sua marca/produto.

Faça uso dos canais de divulgação

Com o surgimento das mídias pagas ficou muito melhor para fazer a divulgação de um conteúdo, sabendo quem é seu público-alvo fica muito mais fácil atingi-lo.

Você pode investir em artigos para blog, vídeos para o Youtube, imagens para o Instagram, anúncios para o Google, posts no Facebook, posts no LinkedIn, etc…

Usando os filtros que essas ferramentas te fornecem você consegue escolher cuidadosamente para quem aquele conteúdo deve ser visualizado. Estas ferramentas também te permitem promover seus conteúdos para alavancar o público que será atingido, isso é fundamental para tornar seu trabalho mais visível na web.

Canais de divulgação como o Google Adwords por exemplo, nos permite a possibilidade de incluir palavras-chaves para que seu conteúdo seja filtrado e fique mais fácil de ser achado, é aí que entra o SEO. 

O SEO é um conjunto de técnicas para otimização de sites, blogs, e páginas na web. Essas otimizações visam alcançar bons rankings orgânicos gerando tráfego e autoridade para um site ou blog. O principal objetivo do SEO é aumentar o volume do tráfego orgânico e garantir maior visibilidade sua página na web.

Com ele é preciso entender: o que as pessoas estão pesquisando, as respostas que estão buscando, as palavras-chave que estão usando para pesquisar e o tipo de conteúdo que desejam consumir. 

Otimize seu conteúdo estudando o mercado e mensurando os resultados

Estudar o mercado e a concorrência é uma ótima técnica para identificar se o seu conteúdo é o que o público está consumindo. Fazendo isso você consegue ver o que está dando errado ou certo e otimizar isso, sua campanha não está convertendo bem.

Mensure os resultados e veja quais pontos devem melhorar e quais não. Faça testes para ver quais materiais seu público mais se interessa, qual melhor horário para publicar seu conteúdo, quais os melhores dias da semana para postar, etc…

A internet é um lugar que vai sempre se atualizando e você como gestor deve sempre estar apto a essas mudanças, otimizar seu conteúdo e saber como interessar seu público para que eles consumam seu produto.

Agora que você sabe mais como identificar oportunidades e como fazer melhorias no Marketing Digital, chegou a sua vez de pôr isso em prática!

Se você tem interesse em aumentar suas vendas e saber como melhorar o Marketing Digital da sua empresa, baixe o nosso e-book ou entre em contato conosco e nós te ajudaremos com isso!