Fazer um lançamento online para seu negócio é uma maneira incrível para expandir e crescer. Isto é, através da venda de um produto digital. Quem estava acostumado a vender apenas presencialmente ou tinha poucos resultados com venda online, vai se apaixonar por essa estratégia de marketing chamada lançamento.

Se você não viu nosso artigo explicando o que é lançamento online, vou te dar um panorama geral. Mas, te indico fortemente que você veja o conteúdo completo e aproveite o nosso blog para se tornar um expert no assunto!

Por onde começar meu lançamento online…

Antes de mais nada, você precisa fazer muita pesquisa para entender quem é sua persona e quais são suas dores. Dessa maneira, você vai conseguir criar conteúdo relevante com possíveis soluções que sua persona vai receber e usar.

A criação de conteúdo relevante é o ponta pé inicial para seu lançamento online dar certo. Você pode criar conteúdo para:

  • blog;
  • site;
  • redes sociais.

Se tiver outros canais pode explorar sua audiência por lá também. Não menospreze essa etapa e leve a sério sua criação de conteúdo. Aliás, esse é o primeiro contato da sua audiência com seu material – o que mais tarde será extremamente valioso.

Produza seu produto digital

Depois de entender as dores da sua persona e enquanto cria conteúdo relevante, pode começar a desenvolver seu produto digital. Aliás, é ele que você vai vender no final das contas.

Não posso deixar de te avisar que é somente no último dia de lançamento que você vai falar sobre venda. Nesse passo prévio sua audiência não deveria nem desconfiar que você vai fazer uma venda em breve. Sua comunicação tem que ser orgânica, natural, investindo na etapa do relacionamento.

Apesar disso, seu produto digital já pode ir ganhando forma, aproveitando as respostas que seu público já te deu. Crie um produto digital que seja a resposta para aquela dor que você descobriu. Explore isso e procure maneiras de fazer algo que a concorrência ainda não abordou.

Além de criar o esqueleto do seu produto digital, você deve escolher a plataforma que vai hospedar seu material. Se for um curso online, te indicamos a Hotmart que te permite anunciar gratuitamente. É importante falar que a Hotmart faz a cobrança como uma pequena porcentagem das vendas – e vale muito a pena!

Capture seu lead!

Visto que você seguiu todos os passos até aqui, tem conseguido a atenção da sua persona com ótimos conteúdos e já tem uma ideia de como seu curso online ou material digital será… pode começar a capturar seu lead.

A captura de lead pode acontecer em conjunto com o material gratuito que você tem disponibilizado através das suas mídias. Então, para conseguir construir uma comunicação mais profunda, você tem que obter o contato do seu lead – por onde ele se comunica de forma mais pessoal.

Cada persona usa um tipo de mídia diferente. Tudo vai depender de quem ela é (idade, localidade, gostos pessoais, etc.). Algumas vai ser e-mail e outras telegram, what’s app e até grupo no facebook. É você quem deve conseguir essa informação.

Para conseguir o contato do seu lead (e-mail ou telefone), a melhor maneira é usando um material rico, que pode ser um pdf, e-book, planilha, etc. Mas, lembre-se de criar uma landing page exclusiva apenas para disponibilizar esse material rico.

A landing page é uma página única, usada para converter leads através de um formulário com campos obrigatórios. Você pode solicitar a informação que achar importante ter, em troca do material gratuito que vai entregar em seguida.

Para criar uma landing page e também um ecossistema completo para seu lançamento, deverá usar alguma plataforma como a RD Station, por exemplo. Através dela você vai automatizar seus disparos de e-mails, analisar as taxas de abertura e cliques, além de te dar total controle do comportamento do seu lead.

Defina a data do seu lançamento online

Já fez seu material rico e está conquistando a atenção de sua audiência? Agora é hora de definir a data do seu lançamento. Aliás, antes de mais nada, tenho algumas dicas importantes para você não errar:

  • Entre a criação da sua audiência e seu primeiro lançamento há um espaço de, pelo menos, 6 meses;
  • Só fale de venda com sua persona na semana de lançamento;
  • Não suje sua base de e-mails enviando conteúdos que não conversam com seu material rico ou assunto de interesse da persona;
  • Envie poucos e-mails no período de relacionamento para evitar ao máximo muitos descadastramentos (apesar de que sempre há quem escolhe sair da base de e-mails muito cedo).

Crie vários funis, mas não venda…

Até aqui, se você seguiu todos os passos, está indo muito bem! Sua audiência tem se conectado com seus conteúdos e entrado para sua base de e-mails (se foi essa a forma de contato que escolheu). Agora que você tem um bom número de leads, pode fazer um funil de vendas e até mais do que 1 funil. Mas, atenção aí!

Já que você só pode falar de vendas quando abrir seu carrinho, o fundo do seu funil de inbound marketing precisa direcionar o lead para um novo funil. E assim você pode seguir com muitos conteúdos gratuitos, com um bom espaçamento entre os e-mails para não saturar de mais. Os e-mails devem seguir um mesmo assunto principal – para não ter descadastramentos.

Aqueça sua base de e-mails

Os meses passaram e seu primeiro lançamento online está chegando? Vamos, então, começar a aquecer essa base de e-mails. Se até aqui você enviava 1 e-mai por semana, com diversos funis e segmentações, agora você vai mudar a estratégia na comunicação.

Primeiramente, você vai fazer uma pesquisa com seus leads para extrair um assunto bacana para falar na sua Master Class (que já vou te explicar). E, depois de 3 semanas (tempo para você preparar o conteúdo) você volta a falar com seus leads, anunciando sua Master Class – que será em 1 ou 2 semanas.

Tem master class antes do seu lançamento online

Chamamos de master class as aulas gratuitas com conteúdo bem específico e profundo, sobre o assunto que você tem abordado com sua audiência. Pode ser uma aula com soluções práticas e pouco faladas, para o problema que sua persona enfrenta.

Mas, não entregue todo o ouro (só parte dele). Dê um leve gostinho do que você tem para oferecer. Até essa etapa você já teve tempo necessário para preparar conteúdos e alimentar sua base de leads semanalmente. Agora, você precisa falar com eles por meio de vídeos com instruções mais diretas. Porém, o maior conteúdo rico de todos vai ficar para o curso online que você vai vender em breve.

A Master Class começa de 1 a 2 semanas após seu anúncio de que ela existiria e termina na primeira semana do seu lançamento. Em outras palavras, se sua master class tem 3 dias de duração, o terceiro dia é o último de master class, mas o primeiro de lançamento.

Como fazer uma master class irresistível?

O que faz sua master class ser irresistível não é só o conteúdo que você vai entregar. Para seus leads se sentirem atraídos, gatilhos mentais são importantíssimos. Use os gatilhos para criar a sensação de urgência e escassez, afim de que eles assistam suas aulas gratuitas e fiquem com você até o final.

Durante a master class você faz um funil (não de e-mail, mas de conteúdo que vai ensinar) para os 3 dias. O topo dele está relacionado à primeira aula (com 100% de conteúdo rico e que agrega valor ao seu público). No meio do funil (sua segunda aula) você menciona o produto digital que vai vender, de maneira bem sutil. Continue sua aula com muito conteúdo relevante. E, no último dia de Master class, você dedica 40% do tempo da sua aula para a venda e 60% para conteúdo.

Se sua master class for ao vivo, tem mais chances de converter novos leads. Use isso para levar uma boa parcela dessa galera para o seu carrinho. Entregue bons conteúdos, pense bastante na dor da sua persona e faça ela querer muito comprar seu produto digital.

Disparo de e-mails antes e durante a Master Class

Queremos te dar todas as informações necessárias para seu lançamento ser um sucesso. Nossa experiência só nos dá mais segurança no que estamos falando. Dito isso, precisamos te dizer a realidade: ninguém faz o lançamento faturar muito, em pouco tempo, sem se preocupar com a execução prévia.

Seus disparos de e-mails antes e durante a master class merecem total atenção. E, durante a semana de lançamento ainda mais!

Quer saber exatamente como deve ser seus e-mails pré, durante e pós-master class? E, que tal saber quais são os melhores gatilhos para usar em cada um deles? A gente te ajuda! Para você guardar, imprimir e não esquecer mais, transformamos o calendário que usamos com nossos clientes em um infográfico completo.

imagem de anúncio dos envios de e-mails para a master class do lançamento online

Semana de lançamento, e agora?

Agora que seu lançamento começou, seu disparo de e-mail precisa ser constante e bem direcionado. A estimativa é de que 20% das pessoas que assistiram sua Master Class vão comprar seu produto. Não deixe elas escaparem!

Nos próximos 7 dias de lançamento envie de 1 a 2 e-mails por dia. Esse número vai variar de acordo com a interação e resposta de seus leads.

Use intencionalmente muitos gatilhos mentais durante essa semana (em todas as suas plataformas). Se lembre de anunciar a venda do seu produto nas redes sociais também. Além disso, faça uma página de vendas super atraente e persuasiva. Call to action (chamada para uma ação) são muito bem-vindos aqui. Logo vamos disponibilizar um material incrível para você poder fazer uma página de vendas matadora!

Provoque o efeito W no seu lançamento online

O efeito w é aquele que o seu lançamento deve fazer. É um termo que usamos para falar da curva de venda do seu lançamento online. Geralmente o lançamento começa e termina com um bom número de vendas. Mas, para aumentar as vendas durante o lançamento, você tem que provocar o efeito w.

A melhor forma de criar o efeito w é removendo as barreiras e empecilhos que seu lead pode estar tendo. Mostre como seu produto funciona, use os gatilhos de história, prova social, procedência e similaridade. Mostre depoimentos de clientes, faça um teste ao vivo, conquiste a confiança. Faça com que as pessoas sintam que é seguro e vantajoso fazer negócio com você.

Feche seu carrinho!

Quando chegar no último dia de venda, envie um e-mail com um bom gatilho de escassez. Diga que o carrinho logo vai fechar (e deve fechar mesmo).

No lançamento você não pode deixar de ser sincero e íntegro com seus leads. Mantenha a transparência e seja fiel no que disser. Portanto, não caia na tentação de manter o carrinho aberto por mais tempo do que deveria. Esse erro pode comprometer todos os seus futuros lançamentos. As pessoas estão ouvindo suas palavras e se lembrarão delas, caso você não cumpra suas promessas.

Gostou das dicas? Aprender a lançar te faz ver seu negócio com outra perspectiva e te prepara para o sucesso a curto e longo prazo. Quer saber mais? Continue por aqui e aperte os cintos, porque a gente vai te levar longe!