Quem já está acostumado a produzir conteúdo online sabe que a distribuição é importante, tanto quanto a mensagem que se quer propagar.

Cada público está mais acostumado com uma mídia diferente da outra, mas quero te apresentar uma maneira eficaz para todos os grupos e em todos os lugares.

Não apenas isso, como também vou te mostrar como poupar seus esforços e atingir um resultado muito maior com o que chamamos de conteúdo online macro e micro.

Menos tempo de produção, mais entrega

Quer descobrir como produzir em menos tempo e entregar mais? Eu te digo! Você pode fazer isso de várias formas, mas a que temos visto dar resultado é criando um ecossistema com seus conteúdos.

Para criar um ecossistema saudável, você precisa ter um planejamento de conteúdo, com um calendário, e entender como se comunicar em cada plataforma digital.

Seu planejamento deve visar abordar um único tema geral em várias mídias diferentes, com linguagem específica para cada uma delas.

Primeiramente, deve definir qual é o tema e depois como conectar o mesmo conteúdo no Youtube, Instagram, Facebook, podcast, post de blog e material rico, por exemplo.

Suas mídias sociais e blog vão estar interligados e com um mesmo conteúdo você tem material para o mês inteiro. Quer saber como? Continue por aqui…

Conteúdo online macro

Chamamos de conteúdo online macro aqueles mais longos. Ou seja, aqueles que te toma mais tempo para produzir.

Para esses você faz um trabalho mais minucioso, uma pesquisa mais densa, uma gravação com mais detalhes.

Pode ser uma aula em vídeo de 30 minutos, por exemplo. Pode também ser um post de blog denso e bem explicativo.

Esses conteúdos são importantíssimos. Sua persona e seus futuros clientes estão esperando por isso. É através de conteúdos mais longos que seu público encontra mias respostas, mais compreensão do seu assunto.

Os conteúdos longos/macro te tornam autoridade e dá relevância para o que você diz.

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Conteúdo online micro

Os conteúdos online micro são os mesmos que o macro, mas dividido em partes. Eles levam menos tempo para serem editados e você consegue distribuir de uma forma mais rápida.

Sabe o vídeo com 30 minutos de aula, que fica perfeito no Youtube? Pegue alguns frames e você terá o conteúdo micro. Já parou para pensar que você não vai precisar gravar várias aulas menores? É exatamente isso.

Com apenas um vídeo grande você consegue material para o mês inteiro de produção de conteúdo para seu Instagram e Facebook, por exemplo.

Com post de blog também funciona. Mas, o processo é inverso.

Para os posts de blog a produção é feita primeiro com os conteúdos micro e depois macro. Primeiramente você produz semanalmente um número de posts de blog e no final do mês você compila tudo isso e transforma em um macro, produzindo um e-book.

Viu só como é simples?

Como fazer a distribuição desse conteúdo online?

Os conteúdos macro e micro são ótimos para levantar audiência – se você deseja fazer um lançamento. Aliás, falando em lançamento de curso online, há uma maneira ótima para distribuir esse conteúdo todo.

Em primeiro lugar, você deve sumarizar o conteúdo do seu curso. Se ele tiver 7 módulos, por exemplo, e se você criar conteúdos micro com cada aula, de cada módulo, não entregue tudo de uma vez.

A distribuição deve ser mesclada com outros tipos de materiais. Colocou um vídeo micro de 2 minutos no Instagram? A próxima postagem pode ser de um texto de blog. Intercale seus vídeos com os textos e IGTV.

Além disso, não distribua seu conteúdo na ordem. É exatamente essa a vantagem dos conteúdos micro. Eles devem ser editados de forma que assistindo por 1 ou 2 minutos a mensagem seja compreendida, mas não totalmente.

Por isso, te indicamos publicar um conteúdo micro (vídeo) do seu módulo 3 do curso online e na próxima data de post um vídeo do seu módulo 7. Seu público não pode encontrar uma linha de conexão entre os assuntos. Isso só é possível fazendo seu curso completo.

Aliás, é no seu curso completo que as informações ficam organizadas e eles não aprendem aos poucos, mas tudo se encaixa perfeitamente.

Redistribua seu conteúdo online

Já falamos aqui que a organização de seus conteúdos macro e micro te faz poupar tempo e entregar mais. Mas, quer saber algo que é ainda mais bacana em tudo isso? É que você pode redistribuir tudo isso depois.

Colocou um vídeo micro no Instagram com uma dica que você dá no seu curso? Depois de 6 meses ou 1 ano você pode publicar novamente.

Seu número de seguidores terá aumentado e nem todos voltam às primeiras páginas. Redistribua de forma que dê espaçamento o suficiente para mostrar que você tem muito assunto e muito conteúdo.

Se necessário, dê uma nova roupagem para seu conteúdo micro.

Ouça feedbacks sobre seu conteúdo

Fazer essa organização com conteúdos mais densos e mais simples te dá a oportunidade de ouvir as pessoas. Justamente pelo fato de receberem os micros, você pode ver a interação do público com aquele assunto.

Será que o que você está falando é relevante? Aqui é a hora de medir! Já parou para pensar como esse feedback pode ser importante para saber se o assunto do seu curso é de interesse do seu público? Por isso, aproveite esse momento!

Não tenho mais o que falar, e agora?

Se você tem know-how em algum segmento, então, acredite: você tem o que falar, sempre!

Já que você conhece tanto sobre seu negócio e campo de atuação, ninguém melhor que você para articular os assuntos.

Não se preocupe tanto em oferecer um conteúdo sempre incrível, que pode se tornar viral. O mais importante é ser constante. Muitas pessoas erram na produção de conteúdo porque não se lembram do óbvio.

Na tentativa de ser conhecido como uma autoridade, muitos produtores de conteúdo se tornam complexos e até difíceis de entender.

A comunicação, por outro lado, é eficaz quando o receptor da mensagem consegue captar o que você diz. Seja simples, fale na linguagem certa, mas fale também coisas práticas. Pode ser isso seu novo conteúdo viral e você nem sabe.

Pode ser que algo seja óbvio para você, mas para sua audiência seja a coisa mais maravilhosa. Se lembre de fazer conteúdo para o iniciante, o intermediário e o avançado no seu assunto.

Sempre que você ajudar seu público em alguma coisa, por mais simples que seja, é super eficaz.

Seu conteúdo online vale muito

Gostou das dicas para produzir um conteúdo macro e micro? Agora é a hora de colocar a mão na massa.

Navegue aqui pelo nosso blog para encontrar mais conteúdo para fazer um lançamento de sucesso. Quer ver como fazemos nosso conteúdo micro? Acesso nosso Instagram e veja lá também.

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