Os empresários sabem da importância dos seus negócios ganharem visibilidade, pois entendem que a partir do ganho de visibilidade que as oportunidades de fazer negócios começam a aparecer. Muitos já ouviram falar do potencial que o Google Ads pode trazer, seja em branding, geração de contatos e até fazer a venda direta pelo seu site.

Por isso, hoje vamos ensinar a como anunciar na rede de pesquisa do Google, assim você conseguirá gerar as oportunidades de negócio que tanto precisa.

Vamos ao passo a passo!

1. Crie uma conta no Google Ads e crie a campanha

Antes de tudo, você precisa criar uma conta no Google Ads, para assim poder subir a sua campanha na plataforma, é bem simples de criar e o Google disponibiliza um tutorial, clique aqui caso não saiba como criar a conta.

Obs: não é necessário fazer isso para criar o seu primeiro anúncio, porém recomendamos assim que criar a conta também configurar as condições de pagamento, caso não saiba como fazer, clique aqui.

Agora que temos a conta criada, faça o login nela e selecione o “+” para criar a campanha.

2. Selecione a meta e o tipo de campanha que você deseja

Selecione a meta que você quer atingir com a campanha. Após selecionar a meta, pense em qual o tipo de campanha que você deseja criar. Veicular na rede de pesquisa? Rede de display? No Google Shopping? Esse passo é muito importante pois ele influencia em todos os outros.

No caso deste passo a passo, seguiremos com a Rede de Pesquisa.

Após selecionar o tipo de campanha, selecione como alcançar a meta: visitas no site, ligações telefônicas, visitas à loja física ou downloads do aplicativo.

3. Configure a campanha

Agora que o tipo de campanha foi selecionado e os objetivos bem definidos, vamos fazer a parte da configuração.

  • Nomeie a campanha

Dê um nome de fácil identificação sobre o propósito da Campanha. Essa dica é muito importante, ainda mais quando você acumular muitas campanhas no Google Ads, pois a confusão é garantida caso os nomes não estejam claros (o mesmo serve para o nome do grupo de anúncio, que nomearemos mais a frente).

  • Selecione as redes de veiculação

Neste momento é definido em qual das redes (pesquisa ou display) a campanha do Google vai veicular. Neste passo é recomendado para as campanhas de pesquisa selecionar apenas a rede de pesquisa, para garantir uma maior assertividade, pois é lá onde os usuários estão pesquisando ativamente e eles têm o comportamento de pesquisar e ir até o site da empresa que está anunciando, o que não costuma acontecer na Rede de Display.

  • Selecione a segmentação e público-alvo

Em locais, selecione o local geográfico onde ela vai veicular. Em idiomas coloque o idioma que seus clientes falam.

Na parte do público-alvo, geralmente é configurado quando é feito um trabalho de remarketing ou de procura de público por interesse, como trabalharemos com palavras-chave, nesta parte não iremos mexer, não é o foco desta campanha.

  • Defina orçamentos e lances

Nessa seção, cuidaremos do dinheiro investido. Primeiro definiremos o orçamento diário, ele é uma estimativa do que será gasto. Ressaltamos que é uma estimativa. Pois, por conta de sazonalidades, booms de finais de semana ou a tentativa de maximizar conversões, o Google de vez em quando aumenta o valor gasto em um dia.

No entanto, a ferramenta tem uma prática de não exceder os custos no mês, da seguinte maneira: a cobrança é calculada como o valor do orçamento diário multiplicado pelo número médio de dias em um mês (30,4).

Assim, se você tiver uma campanha com R$20 de orçamento diário e ela veicular todos os dias no mês de junho, ela pode chegar a custar R$608 no final do mês.

Em seguida, defina o método de exibição, ele possui duas opções: padrão e acelerada.

A padrão, ela distribui a verba diária de maneira uniforme ao longo do dia e a acelerada ela consome a verba diária mais rapidamente, ao invés de distribuir ao longo do dia, ela procura gastar sua verba nas primeiras horas do dia, o que acaba não sendo recomendado para a maioria dos anunciantes, pois é recomendado veicular o anúncio nos períodos que a sua empresa esteja funcionando, assim, o método acelerado acaba distribuindo rápido demais e os potenciais clientes deixam de ver o seu anúncio.

Assim, utilize o método de exibição que está de acordo com a sua estratégia.

E por último, defina a estratégia de lances da sua campanha. Outra boa dica é: ao iniciar uma nova campanha do zero, comece ela com a estratégia de maximizar cliques, para assim, o Google “entender”, através do machine learning da ferramenta, como funcionam as conversões e os custos de conversão da sua campanha e você conseguir mirar em um CPA desejado que garanta um bom ROI para a sua campanha.

  • Programe os horários e os dias de exibição

A programação é muito útil para as empresas que tem um horário de funcionamento, veicule a campanha nos horários e dias que a empresa esteja aberta, muitas empresas normalmente veiculam as suas campanhas no horário comercial (segunda a sexta, das 08 às 17).

Por isso, pense no período que a sua empresa esteja aberta e pronta para atender os seus clientes.

Agora que as configurações da campanha estão ok, vamos para a configuração do grupo de anúncios.

4. Crie o grupo de anúncios

Defina o nome do grupo de anúncios e insira as palavras-chave para montar a sua campanha. Caso queira ideias para selecionar palavras-chave, use o planejador ou o campo ao lado e insira o seu site ou produto/serviço para o Google te ajudar com isso.


Após configurar o(s) grupo(s) de anúncio(s), siga para a próxima etapa: a criação de anúncios.

5. Crie os seus anúncios

Esta etapa é uma das mais importantes, é a criação do anúncio que o seu cliente verá ao pesquisar no Google. Um bom anúncio é a chave para fazer campanhas rentáveis, por isso, muita atenção na sua construção.

Conheça a estrutura do anúncio

A estrutura do anúncio é dividida em: URL final, Caminho de exibição, título e descrição. 

Segundo o Google, segue a definição de cada estrutura abaixo com o seu respectivo limite de caracteres entre parêntesis:

  • URL Final: O URL de visualização, geralmente exibido na cor verde, mostra o endereço do seu website.
  • Caminhos de exibição (15): Esses campos foram criados para ajudar as pessoas que veem seu anúncio a ter uma ideia melhor do que acessarão depois de clicarem nele. O texto do caminho não precisa coincidir com a linguagem exata do seu URL de visualização. 
  • Título (30): As pessoas são mais propensas a notar o texto do título. Por isso, inclua as palavras que elas normalmente usam ao pesquisar no Google. Os títulos são separados por um traço vertical (“|”) e podem ser exibidos de maneiras diferentes com base no dispositivo que a pessoa usa ao visualizar seu anúncio.
  • Descrição (90): Use os campos de descrição para destacar detalhes sobre seu produto ou serviço.

Agora que você está familiarizado com a estrutura do anúncio, vamos falar de algumas dicas para fazer a sua elaboração.

Algumas dicas para fazer anúncios no Google

  • Utilize as palavras-chave no anúncio, pois assim, elas ganham destaque quando o usuário realiza a busca no Google.
  • No campo da URL final insira a página de destino da promoção que você promete para o usuário. Exemplo: você é dono de uma loja virtual de produtos para jogar tênis. Ao anunciar raquetes no Google, é recomendado inserir na url final a página das raquetes e não a homepage do seu site, pois assim, o visitante já é direcionado para o lugar e-x-a-t-o que ele quer chegar. A rede de pesquisa é muito concorrida, facilite a vida do seu cliente!.
  • Utilize os caracteres ao seu favor: se tiver o espaço de 90, tente aproveitar este espaço para falar o máximo possível sobre a sua oferta.
  • Na descrição, utilize argumentos para despertar o interesse do usuário. Além disso, também é aconselhável incluir uma call-to-action. 
  • O Google recomenda criar pelo menos três anúncios por grupo de anúncio para fins de otimização, a ferramenta dará preferência para veicular o anúncio que tiver melhor qualidade, assim, faça revisões constantes nos outros para otimizar seus resultados
  • Respeite a política do Google para a criação de anúncios para não ter problemas com a aprovação do anúncio.

6. Inclua as extensões de anúncio

Para finalizar toda a criação de anúncios, temos as extensões de anúncio, elas são muito importantes para aumentar o tamanho e acrescentar informações relevantes sobre o seu produto ou serviço. Não deixe de incluir as extensões pois elas fazem com que a taxa de cliques aumente em até 15%.

Conheça as extensões de anúncio:

      1. Sitelinks: Para adicionar mais links aos seus anúncios, crie extensões de sitelinks. Os sitelinks direcionam as pessoas a páginas específicas do seu site.
      2. Local: as extensões de local podem ajudar as pessoas a encontrar seus locais, pois exibem o endereço, um mapa ou a distância até a sua empresa nos anúncios.
      3. Chamada: com as extensões de chamada, é possível adicionar números de telefone aos seus anúncios, o que pode aumentar significativamente as taxas de cliques.
      4. Frase de destaque: Com as extensões de frase de destaque, você pode promover ofertas exclusivas para os compradores, como frete grátis ou atendimento ao cliente 24 horas.
      5. Snippet Estruturado: Destaque aspectos específicos dos seus produtos e serviços com as extensões de snippets estruturados.
      6. Mensagem: Permita que os clientes que veem seus anúncios em dispositivos móveis enviem uma mensagem de texto para a sua empresa com apenas um toque.
      7. Preço: As extensões de preço podem agregar mais valor aos seus anúncios de texto da rede de pesquisa, pois proporcionam mais visibilidade para os seus serviços e leque de produtos. Além disso, elas encaminham as pessoas diretamente ao que as interessa no seu site.
      8. Aplicativos: Com as extensões de aplicativo, você pode criar links para o seu aplicativo para celular ou tablet nos seus anúncios de texto. As pessoas clicam no título do seu anúncio para acessar seu site ou no link que as direcionará para o seu aplicativo.
      9. Comentários: As extensões expandem seu anúncio com informações adicionais, oferecendo às pessoas mais razões para escolher sua empresa. 
      10. Automática: Com as extensões automáticas, você conta com anúncios mais eficientes e tem mais chances de conquistar novos clientes. Quando há a possibilidade de uma extensão automática melhorar o desempenho do seu anúncio, o Google Ads automaticamente cria e exibe essa extensão abaixo do anúncio. 

    Inclua todas as extensões que faça sentido no seu anúncio, por exemplo, não tente utilizar uma extensão de aplicativo se a sua empresa não tiver um, seja prático!

    Caso queira saber mais sobre as extensões de anúncio, clique aqui.

    Agora que tudo está configurado, em breve o seu anúncio será aprovado pelo Google e ele estará pronto para veicular!

    7. Faça otimizações nos anúncios

    Agora que você já tem uma campanha totalmente criada, se atente a alguns pontos para obter melhores resultados.

    • Reciclagem das palavras-chave

    Ao começar a campanha, fazemos um estudo para a seleção de palavras-chave, entretanto, isso não garante um sucesso definitivo da campanha.

    Para atingir melhores resultados é preciso monitorar as palavras escolhidas e analisar os resultados.

    Além de olhar os resultados delas também é recomendado entrar na aba “Termos de pesquisa” dentro do grupo das palavras chave e verificar quais palavras estão funcionando melhor para os clientes. Lá é um bom local para ver insights sobre as palavras, tanto para adicionar quanto para negativar e, assim, melhorar a performance da campanha.

    • Reciclagem dos anúncios

    Como prática recomendada, o Google pede para seus anunciantes criarem pelo menos três anúncios por grupo de anúncios para assim, veicular mais vezes os que têm bons resultados.

    Por isso, o anunciante deve então revisar e criar mais versões dos anúncios para assim a otimizar a campanha.

    • Revise as configurações da campanha

    Algumas configurações valem a pena serem revistas como dias e horários de exibição da campanha e a localidade que ela está veiculando, especialmente quando se trata de campanhas com bugdet mais reduzido, é necessário focar os esforços nos horários que vendem para otimizar o ROI da campanha.

    Outra configuração que também pode ser revisada é a estratégia de lances da campanha. Clique aqui para conhecer mais sobre elas e entender como essa estratégia pode mudar a sua campanha.

    Pronto para anunciar no Google?

    Espero que com essas dicas, anunciar no Google não seja mais um bicho de 7 cabeças e você consiga alavancar os resultados do seu negócio no mundo digital. Caso tenha alguma dúvida sobre como anunciar no Google Ads, fale conosco!

    A BMD/7 é uma agência de marketing digital parceira do Google e totalmente certificada para anunciar na plataforma. Caso queira entrar em contato para saber mais sobre os nosso serviços de links patrocinados, clique aqui e fale conosco!