O que é um calendário editorial?

Se você está começando a produzir conteúdo para sua marca, em algum momento vai precisar de um calendário editorial. Ele é um calendário que contém a distribuição do seu conteúdo por dia, mês e ano.

O produtor de conteúdo pode ter um calendário exclusivo para cada mídia. Mas, também pode unificar todas as informações em um único lugar.

É importante que, independente de como seja, o calendário mostre quando cada tarefa deve ser executada. Assim como, quando o conteúdo deve ser publicado.

Por que eu preciso de um calendário editorial?

Primeiramente, todo produtor de conteúdo precisa de um calendário editorial. Fizemos uma lista abaixo com alguns dos principais motivos para você ter um:

1) Sem um calendário é difícil manter a produtividade e uma organização fluída.

Quando falamos em produção de conteúdo digital, devemos levar em consideração que cada mídia tem uma linguagem única e específica. Por isso, fazer um conteúdo para cada uma delas fica muito mais fácil quando você se planeja antes.

Com o calendário você consegue fazer a divisão de seu conteúdo nos dias certos para produzir, editar e publicar. Pode também dividir pelas mídias certas, onde ele será distribuído. Tudo isso sem perder nada de vista e gerenciar com tranquilidade o andamento de sua estratégia.

2) O calendário editorial te permite tempo para processo criativo

O produtor de conteúdo deve ter tempo para processo criativo. Se só há uma pessoa fazendo conteúdo (de vídeo, áudio e texto), é ainda mais importante ter pausas. O tempo para fazer brainstorm é importantíssimo. Assim como, estudar novas opções de material e benchmark.

3) O calendário mantém sua equipe focada

Geralmente produtores de conteúdo são mais criativos do que organizados. Assim sendo, eles precisam de uma ajudinha para manter o foco e o calendário é perfeito para isso.

Você pode distribuir as demandas de trabalho e todos conseguem ver o que cada um precisa entregar. Tanto o volume de demanda quanto a data de entrega.

4) O calendário te dá flexibilidade para produzir

Algumas pessoas preferem criar conteúdo de forma espontânea, publicando e escrevendo sobre o que ‘surgir’. Mas, acredite, esse não é o melhor caminho.

Se você deseja fazer o lançamento de algum produto digital, tenha em mente que seu conteúdo deve ser planejado. Portanto, invista seu tempo e esforços para criar materiais que agregarão valor ao seu público e ao seu lançamento.

Planejar suas palavras-chave, onde quer chegar e qual linha de pensamento quer seguir com seu conteúdo, é imprescindível.

O calendário te ajudará a se manter nos trilhos, mas justamente por isso te dará flexibilidade para ver os espaços na sua agenda adaptar alguma coisa quando for preciso.

5) O calendário editorial te ajuda a manter constância

Ser constante em produção de conteúdo é uma das melhores maneiras de conseguir tráfego e conquistar autoridade em seu segmento. Por causa disso, o calendário se torna um aliado para que a frequência seja mantida e as entregas não sofram atrasos ou imprevistos, muitas vezes causados pela falta de comunicação.

Quando devo me preocupar em fazer um calendário editorial?

O ideal é que o calendário seja feito logo no começo da sua estratégia de comunicação. Mas se você já produz conteúdo, e ainda não tem um, pode começar agora e colocar toda a sua engrenagem para funcionar já.

O calendário vai desafogar suas demandas e te ajudar a saber quando está na hora de aumentar a equipe ou diminuir um pouco o ritmo de trabalho.

Como organizar meu calendário?

Agora que você já sabe da importância de ter um calendário editorial, pode começar a preencher o seu.

Mas, antes que você pergunte qual ferramenta usar para fazer o calendário, já deixamos a dica do Google calendar ou uma planilha que você pode deixar sempre disponível no Google drive. O Google drive, ou qualquer ferramenta que sua equipe possa acessar de qualquer lugar, é uma ótima opção.

Nós temos nosso próprio calendário no Google Drive. Mas, já pensando na dica de hoje, duplicamos o modelo que usamos para você só preencher aí na sua empresa.

Já que é bem simples e prático, pode adaptá-lo para o que melhor se encaixa na sua estratégia! Fizemos de forma que todos da equipe pudessem usar e entender.

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Passo 1: Defina as pautas de conteúdo

Para preencher seu calendário editorial, faça uma reunião de brainstorm com sua equipe de conteúdo. Levem em consideração quais conteúdos fazem mais sentido para sua estratégia, principalmente se você planeja fazer um lançamento digital (de um curso online).

Escolha as palavras-chave que usará para o blog, os filtros e ferramentas do Instagram, etc. Para cada plataforma escolha o formato do conteúdo e qual será.

Passo 2: Defina as prioridades

Depois de escolher os temas e assuntos, coloque cada um em nível de prioridade. O ideal é que tenha em mente um planejamento de 6 meses de conteúdo antecipado.

Visto que para os primeiros 2 meses o conteúdo deve ser definido precisamente. Já para os outros 4 meses, deixe em aberto para novos brainstorms e ideias que possam surgir.

Passo 3: Escolha as datas de produção e entrega interna

Agora que já sabe o que fazer, programe as datas para início de produção. Aliás, leve em consideração o tempo que cada material precisa para ser feito. Seja edição de foto, vídeo, legenda ou texto de blog.

Quanto mais processos tiver e mais pessoas envolvidas na entrega do material, mais tempo prévio será necessário.

Imagine que para um texto de blog ficar pronto você precisa contratar um freelancer, revisar a ortografia, fazer ajustes no que quiser e depois de tudo pronto ainda incluir no wordpress (ou plataforma que usar). Quantos dias precisa desde a ideia do texto até a publicação? Coloque isso no seu calendário.

Tente se planejar para enviar o briefing do que precisa com pelo menos 1 semana de antecedência. Ou seja, com organização e produtividade.

Passo 4: Faça sua estratégia de distribuição e defina a data de publicação

Quando o conteúdo estiver escolhido, prioridades ajustadas e datas programadas, pense em como distribuir seu conteúdo.

Coloque no seu calendário quais e-mails serão feitos para a distribuição de seu conteúdo. Se vai disponibilizar um material rico (e-book, infográfico, planilha, etc.), como fará a landing page. Se programe para fazer os e-mails de automação ou e-mails internos para divulgar seu material.

Toda a divulgação deve ser colocada no calendário também. Aliás tudo o que diz respeito ao seu conteúdo, do início ao fim.

Passo 5: Mantenha seu calendário atualizado

Quando seu calendário estiver pronto e as demandas organizadas, se lembre de mantê-lo atualizado. Escolha uma pessoa da sua equipe que ficará responsável por essa atualização e supervisão.

Para melhorar a produtividade use algum software de gestão de tarefas, que te permita acompanhar o andamento da equipe.

Gostou das dicas?

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