Está precisando de novos clientes e não sabe como divulgar seu produto ou serviço? Pare tudo o que está fazendo, porque nós vamos te ensinar a atrair seu público ideal com criação de conteúdo para internet.

Quer aprender mais sobre lançamento de produto digital e como fazer a ‘mágica’ acontecer? Esse conteúdo também é para você!

Se você não estava acostumado a investir parte do seu budget para criação de conteúdo, vai precisar refazer algumas contas! Aliás, os tempos mudaram e é através dos conteúdos que você (sua empresa, marca ou negócio) produz que a maioria dos seus clientes virão. Principalmente se o seu negócio é online.

Por que criação de conteúdo é tão importante assim?

Vou te explicar! Já se foi o tempo em que as pessoas consumiam produtos e serviços só porque eles apareciam em alguma propaganda de TV. Com a chegada da internet e a mudança de comportamento das pessoas, muita gente teve que reaprender a fazer publicidade.

Com apenas um toque você pode pular um anúncio, mas em uma busca rápida encontrar novos fornecedores que você nem sabia que existiam. Apesar de ser incrível para quem consome, exige ainda mais das marcas e empresas que desejam ganhar destaque e relevância.

Mas, não foi só a forma de divulgação que sofreu mudanças. Os produtos também passaram a ser digitais, para serem consumidos por mais gente e dar mais praticidade ao cliente. Hoje, por exemplo, as pessoas têm menos tempo que antes (até mesmo pelo aumento da oferta de atividades que chamam sua atenção) e, por isso, muitas preferem mais fazer um curso online do que presencial.

Aqueles que oferecem um serviço que possa ser contratado à distância, têm grandes chances de sair na frente. Porém, só isso não basta! Agora que você está no mundo digital tem muitos outros concorrentes que estão lutando pela atenção do mesmo público que você. Então, é aí que a criação de conteúdo entra em jogo!

Criar conteúdo interessante e relevante para o seu público é uma forma perfeita de sair na frente da concorrência. Se você oferece mais do que a venda em si, mas também informa, ensina, alerta, capacita e educa seu público, tem grandes chances dele fechar negócio com você. Nós chamamos esse tipo de conteúdo de: material rico.

Do que o seu futuro lead precisa?

Nós já dizemos aqui que qualquer um pode lançar um produto ou serviço na internet. Não importa o tamanho da sua empresa ou o que você tem para oferecer. Se tem gente interessada, tem como vender.

Por isso, você precisa conhecer bem a sua persona e descobrir o tipo de conteúdo que ela quer encontrar.

Conheça seu público, saiba onde ele vai aos fins de semana, o que ele gosta de comer, com quem ele mora, com qual frequência viaja ao exterior, com qual plataforma navega na internet, etc. Quanto mais informações você tiver a respeito do seu lead, melhor.

Descobrir isso vai te guiar enquanto faz toda a criação de conteúdo. Não é simples e requer muita pesquisa! Requer você entender também mais a respeito do seu próprio negócio. Aliás, para quem você quer vender?

Quais tipos de conteúdo posso fazer?

Antes de mais nada, defina um tema importante, que tenha relação com seu nicho e mercado. Por exemplo, se você é uma produtora de eventos pode fazer um conteúdo que interesse quem contrata esse tipo de serviço. Não faça a venda nesse momento. Agora é hora de encantar sua audiência primeiro.

Como falamos, direcionar parte do seu orçamento para produzir um conteúdo de qualidade é apenas o início. Para não perder tempo e dinheiro, use as informações sobre sua persona para fazer ela te encontrar.

Será que ela é do tipo que prefere podcasts, enquanto dirige para o trabalho? Ou será que ela gosta de ler textos longos, durante a hora do almoço? Sua resposta definirá o tipo de conteúdo que deve fazer.

Quer uma mãozinha? Vamos lá!

E-book

E-books são ótimos conteúdos que, geralmente, atraem muitos leads para sua base de e-mails. Já que são um pouco mais ricos que um artigo de blog, eles possuem informações bem mais profundas e completas. Voltando ao exemplo da produtora de eventos, você poderia fazer um e-book sobre ‘o que não pode faltar no planejamento do seu evento?’.

Templates

Os templates são queridinhos de muita gente. Aliás, as pessoas amam conteúdos que facilitam a vida, ajudam no trabalho e melhoram a produtividade. Eles podem ser calendários, check-list, lista de compras, etc.

Infográfico

Mais alguém aí ama infográficos? Eles são ótimos para apresentação, pois informam de uma maneira super leve e visual. Algumas empresas disponibilizam esses infográficos para download e fazem muito sucesso.

Quer mais exemplo? A produtora de eventos que falamos acima poderia fazer um infográfico com os lugares mais apropriados para mega eventos na cidade.

Curso por e-mail

Fazer um curso por e-mail é a solução ideal para quem tem um budget mais apertado, pois são bem econômicos de produzir. A criação de conteúdo por e-mail é super eficaz e restringe o público apenas para aqueles que se inscreverem para receber.

Quiz

Em geral, as pessoas amam testar seus conhecimentos e habilidades, principalmente quando podem compartilhar o resultado com os amigos. Faça um Quiz para atrair leads que estão vindo desses compartilhamentos. Você tem grandes chances de que amigos do seu lead também se encaixe na sua persona e se torne seu novo lead também.

Há muitas outras maneiras de criar conteúdo, mas essas são algumas através das quais você já pode começar.

Onde distribuir meu conteúdo para atrair mais leads?

Depois de analisar a persona, definir um buget para criação de conteúdo e escolher o tipo de mídia que vai usar, crie uma forma de entregar esse conteúdo em troca de e-mail.

Nós indicamos que você pode crie uma landing page exclusiva, dentro do seu site, para disponibilizar seu material rico gratuito. A RD Statiton é uma ferramenta que nós indicamos para você automatizar envios de e-mails com base nos cadastros aos seus materiais.

Não posso esquecer quando fizer criação de conteúdo

Atrair seus leads é um primeiro passo, já que você vai precisar segmentar seus envios de e-mail para o público correto e criar um funil de vendas, presente na estratégia de Inboud Marketing.

Lembre-se de que esses e-mails automáticos devem ter relação com o material rico que você previamente enviou.

Outra coisa é que você não pode deixar de manter a fidelidade às suas promessas feitas ao seu público.

Seu material rico tem que entregar o que o título e divulgação prometem e isso vai aumentar a confiança que as pessoas têm em você. Elas se sentirão seguras em baixar futuros materiais e comprar o produto/serviço que, mais tarde, você vai oferecer.

SEU CONTEÚDO VALE MUITO

Não despreze o que você sabe e nem o que você tem para oferecer. Seu concorrente pode ter até o mesmo conhecimento que você, mas não tem os mesmos clientes e não tem a mesma jornada. O diferencial muitas vezes está na bagagem, experiência e autoridade que você carrega e isso é totalmente único.

Por isso, seu conteúdo vale muito! Além disso, quanto mais você conhecer do seu produto/serviço e público, mais você vai conseguir falar de uma forma que ninguém mais consegue.

Seu conhecimento precisa ser compartilhado e ele é a isca perfeita para atrair leads. Mas, não pense que são apenas números. São pessoas reais que vão se apaixonar pelo que você disser e se tornarão os maiores consumidores, até mesmo divulgadores, do que você oferece.

Se você estiver disposto a entrar num relacionamento de confiança com sua audiência e não apenas ficar enviando propagandas de venda, terá mais leads do que imagina! Está preparado?