Eu não poderia guardar isso só para mim!

Muitas pessoas já descobriram como fazer um lançamento acontecer, e sabem como vender produtos digitais, aliás, até começaram a colocar em prática.

Mas, se elas não souberem quais são os possíveis erros e tentar evitá-los, talvez não cheguem até o final.

Conhecer o método não te faz um bom executor. Pense comigo!

Uma pessoa pode aprender tudo sobre carro e direção na teoria. Pode ver vídeos de outras pessoas dirigindo e ficar encantada.

Mas, sobretudo, se ela nunca tiver contato pessoal com o carro, pegar no volante, não vai ser um bom motorista.

Vou ainda além… Se essa pessoa tiver prática e teoria, mas não se precaver dos possíveis erros que podem acontecer, ela vai errar muito até aprender por si mesma, quais são os manejos certos para ser um bom motorista.

Em outras palavras, quero te dizer que entender sobre lançamento não te faz um bom lançador!

Você pode estudar sobre o método e até começar a aplicar. Mas, os manejos, as dicas, os possíveis erros, eles é que vão te auxiliar para chegar ao final e alcançar sua meta.

Isso porque nem todo mundo chega até o final. Muitas pessoas começam a prática, mas desistem muito cedo.

Por isso, hoje eu quero te ajudar a não desistir!

Aplicar o método de lançamento e vender produtos digitais demanda persistência.

Mas, quantas pessoas você já viu começar uma dieta e parar na metade? Eu já vi muitas. Porque o resultado é real e funciona. Mas, o meio do processo é importante demais.

Assim sendo, hoje eu trouxe os principais erros de quem faz lançamento. Aliás, isso tanto para iniciante quanto quem já lançou alguma vez.

Posso te assegurar, pela nossa experiência (com 10 anos fazendo marketing digital), que 85% das pessoas que fazem lançamento já cometeu ou comete algum desses erros até hoje.

Erros que você precisa saber antes de vender produtos digitais

1 – Desistir antes da hora

Sério que isso acontece? Se você fizer essa pergunta vou saber desconfiar que você está apenas na teoria. Ou, que você soube lidar bem com essa etapa. Já que, na prática, muita gente pensa em desistir.

Na verdade, eu quero dizer que muitas pessoas pensam apenas no lucro de um ano em uma semana.

Elas compram um curso caro, ficam motivadas, mas desistem logo no começo.

Por que elas desistem? Porque os resultados não devem ser medidos com métricas de vaidade e é isso que elas fazem. Elas esperam que os resultados sejam grandes logo no início e ficam desanimadas.

Elas esperam um engajamento extraordinário, sem dar muito conteúdo.

Geralmente as pessoas que desistem nessa etapa, não têm muita consistência em criação de conteúdo relevante.

Por isso, elas não conseguem a audiência necessária.

Anote esse lembrete: sem audiência não tem lançamento. E, sem consistência no conteúdo não tem audiência. Isto é, em 99% dos casos.

2 – Ter consistência no conteúdo mas não ter relevância

Quando começar a criar conteúdo, você precisa entender quem é seu público. Dessa maneira, vai conseguir fazer um conteúdo realmente relevante.

No lançamento, qualidade é importante mais do que quantidade.

As pessoas falham aqui porque podem até ter muito conteúdo e consistência, mas não atingem a dor do persona.

Não só isso, como também muitos se esquecem de que é melhor ter seguidores fieis do que milhares de seguidores que não vão engajar no lançamento.

Isso acontece porque há consistência e não há relevância.

Para fazer um lançamento e vender produtos digitais você não precisa de muito. Aliás, o que deve ter é conhecimento e/ou domínio em algum segmento.

O seu know-how da sua área de atuação e a compreensão de quem é seu persona, é o que precisa para fazer conteúdo que seja relevante e importante.

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3 – Achar que seu mercado já está muito saturado

Todos os erros até aqui acontecem na etapa de levantar audiência. E, esse aqui é o que mais leva as pessoas ao primeiro erro – de desistir.

Ter um negócio saturado não é o problema. O problema é que as pessoas não acreditam que seu próprio produto digital pode dar certo.

É comum que os marinheiros de primeira viagem se sintam assim. Mas, ter concorrência é bom. Significa que tem gente querendo esse produto. Há mercado para isso.

Vou te dizer algo que talvez ainda não saiba! Você tem seu jeito único de falar e mostrar seu negócio.

Não tem ninguém melhor do que você para dizer sobre o que faz. E quando você ama o que faz, tem mais propriedade para falar a respeito.

A concorrência é grande? Mas, não despreze os seus seguidores e leads. Se eles estão com você é porque gostam do seu jeito de falar. Tem algo que você faz que essas pessoas preferem.

Não quer cometer esse erro? Então, acredite no seu produto e escolha construir seu lançamento para quem está com você.

PRÉ-PRÉ-LANÇAMENTO PARA VENDER PRODUTOS DIGITAIS

Por mais que você faça um lançamento por vez, vale aprender a dica e não falhar nos próximos. Aliás, essa etapa de pré-pré-lançamento é importantíssima.

Essa é a etapa da pesquisa. Você deve buscar entender o que seu lead está querendo ouvir de mais urgente. Além disso, esse conteúdo vai ser sua pauta da Master Class.

Veja os erros que você não pode cometer:

4 – Ignorar a pesquisa e tentar fazer algo genérico para atender o maior número de pessoas

Quer alcançar muitas pessoas? Pode ser que esteja no caminho certo! Quer vender para muitas pessoas? Então, precisa fazer uma pesquisa!

É um erro quase imperceptível. Muita gente coloca o lançamento à perder aqui. Os iniciantes vão querer ir logo para o lançamento e ignorar o que o público deseja.

A pesquisa é valiosa para sua Master Class. Essas pequenas aulas são o arco-íris para o seu pote de ouro (venda). Por que fazer uma Master Class com um tema que não seja tão relevante? É perder a oportunidade!

PRÉ-LANÇAMENTO

Chegamos na semana de pré-lançamento e os erros aqui são determinantes.

Se você já sabe as etapas para fazer um lançamento acontecer, deve se lembrar que no pré-lançamento informamos nossos leads sobre a semana de Master Class e iniciamos essas aulas.

5 – Não saber o timing correto da sua semana

Outro erro, muito comum, é o de não saber o tempo correto para a sua semana.

Esse timing é para levar sua audiência para sua semana de master class. As pessoas erram aqui porque apenas envolvem seus leads do e-mail ou não sincronizam a comunicação com os que estão nas redes sociais.

Aqui é importante orquestrar sua estratégia de forma que as pessoas estejam ali e participem.

Você pode perder um número muito alto de audiência, na master class, se não se dedicar para orquestrar suas redes sociais.

Nós também já falamos aqui sobre o Guia de E-mails da Master Class que é uma maneira de não se perder. Mas, o que você precisa lembrar é que as pessoas precisam saber que você quer que elas estejam lá.

6 – Falar de venda logo no começo da master class

A melhor forma de fazer sua master class não dar certo e, consequentemente, seu lançamento, é vender no início.

Quando as pessoas chegarem para sua master class, elas precisam encontrar uma aula gratuita sobre um assunto relevante para elas.

No primeiro dia você apenas entrega conteúdo. 100% de aula!

Não deixe as pessoas desconfiarem que você vai vender alguma coisa.

Aproveite esse momento para quebrar as objeções que seu público tiver sobre tal assunto. Tire as dúvidas, dê sua aula.

O erro aqui é vender e não dar tanto curso. O que funciona é contrário! Dê muita informação e não venda nesse primeiro dia.

Se sua master class tem 3 dias, o anúncio de abertura de carrinho só acontece no terceiro dia. Aliás, o último dia de master class é seu primeiro dia de lançamento.

LANÇAMENTO

7 – Achar que você vai vender todos os dias como vai vender no primeiro

O método de lançamento funciona para 7 dias. É o tempo ideal para deixar o carrinho de compras aberto e criar urgência. Mas, ninguém vende todos os dias por igual.

É um enorme erro achar que para dar certo precisa vender muito todo dia. Mas, o efeito ‘w’ te ajuda a vender no meio da semana de lançamento.

Esse efeito é a curva de vendas que volta a subir o 3º ou 4º dias e é provocada por alguma ação que você faça nas redes sociais.

8 – Querer vender

Parece contraditório, mas a verdade é que no lançamento a venda é um resultado de um conteúdo incrível, feito com dedicação.

Se o seu objetivo maior for venda, toda a sua construção de negócio vai ser motivada pelos dígitos.

Mas isso é ruim? Bom, depende do que você está construindo.

Se quer vender produtos digitais mais de uma vez, deve ter como objetivo construir relacionamentos. Cultivar o relacionamento com seu público, produzir conteúdo relevante e a venda vai ser natural.

Mas, sua base fundamental é dar conteúdo que ajude pessoas. Conteúdo que melhore a vida das pessoas.

Quando você só quer vender, tem mais chances de se frustrar e passar por princípios fundamentais do método.

9 – Não pedir a compra

Não queira só vender, mas queira vender. Um erro que passa despercebido é o de não pedir a compra.

Na sua página de vendas, peça a compra. No seu lançamento, peça a compra! Esse é o erro de quem só foca no conteúdo e fica tímido quanto a pedir para as pessoas que comprem o curso.

10 – Não seguir o plano

Este é bem parecido com o erro número 5. As altas expectativas podem fazer você mudar o plano, se não seguir como você quer.

Mas, as pessoas cometem esse erro quando o lançamento acontece como elas esperaram. O lançamento está dando certo e elas querem deixar seu carrinho aberto por mais um dia… não faça isso!

Seja fiel no seu plano. Sua audiência está de olho. Se mantenha leal em suas promessas.

Se você muda a estratégia no meio do caminho não consegue comprar quando fizer o próximo lançamento. E isso é importantíssimo para quem quer vender produtos digitais a longo prazo.

Portanto, se mantenha no plano!

ONBOARDING – PÓS-VENDA

11 – Não fazer pós-venda

Acabei de te dizer o que acontece quando a pessoa só pensa na venda e aqui está mais um exemplo.

Quando as pessoas só pensam na venda, elas não cuidam do pós-venda.

Elas só estão preocupadas com o valor que entra. Mas o seu onboarding é que vai captar os depoimentos mais sinceros. O público que depois vai falar bem de você para todo mundo.

O processo de pós-venda é essencial para manter uma conexão com as pessoas. Se lembre que você tem responsabilidade sobre seus clientes.

Aliás, você sabia que apenas 10% das pessoas que compram um curso online chega até o final? Isso acontece, também, porque quem vende o curso geralmente não faz pós-venda.

Como você pode fazer um bom pós-venda?

Mande um e-mail para sua audiência, para entender se ela ainda não concluiu seu curso e o porquê. Às vezes ela não fez porque ninguém deu esse incentivo extra que ela precisa.

Entende como isso é importante?

Você pode criar um padrão até mesmo de aprimoramento na sua plataforma. Entenda o porquê seu novo cliente não conclui seu curso. Talvez você descubra que é algo na sua plataforma.

Isso pode aprimorar seu curso e deixá-lo melhor para futuros lançamentos.

Pare de errar tanto! Queira vender produtos digitais pra sempre

Viu só como devemos estar atentos aos erros de lançamento? Na verdade eles ocorrem porque não seguimos o script.

Quando você faz um bom lançamento e busca vender produtos digitais de qualidade, você aprende muito. E, cresce muito.

Sem cometer esses erros você vai longe!

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