10 PASSOS PARA FAZER A CRIAÇÃO DE CONTEÚDOS IRRESISTÍVEIS PARA SEU CLIENTE

Qualquer empresa que deseja ter o mínimo de impacto na vida dos seus clientes precisa criar conteúdo extremamente personalizado para o público-alvo!

Também conhecido como Marketing de Conteúdo, é mais que uma maneira de conquistar curtidas através de engajamento nas redes sociais. É através desse tipo de abordagem que se conquista a fidelidade do cliente.

A máxima que antes estabelecia a relação entre o cliente e a empresa mudou, assim como diversos outros fatores que concernem o comportamento do cliente. Hoje o foco está justamente nele e não mais no produto, assim como a pergunta agora é outra: “como esse produto irá melhorar a minha vida?”.

Pronto para descobrir quais são os 10 passos fundamentais para garantir uma criação de conteúdo irresistível para o seu cliente? Continue lendo esse texto.

POR QUE INVESTIR EM MARKETING DE CONTEÚDO

Como dissemos, investir no marketing de conteúdo traz muito mais benefícios que curtidas e comentários. Nesse sentido, vamos primeiro deixar claro o “porquê” e depois o “como fazer”.

  • Aumenta o tráfego do seu site

A produção de conteúdo relevante faz com que cada vez mais pessoas interessadas encontre o seu site, algumas delas podem nem ter conhecimento sobre a sua marca. O que nos leva ao próximo benefício.

  • Brand awareness

Esse é um termo em inglês que quer dizer “consciência de marca”. A produção de conteúdo atrai uma enorme gama de pessoas para o seu site e quanto mais, maior a quantidade de gente que irá conhecer a sua marca. Isso torna muito mais provável conseguir um novo cliente, por exemplo.

  • Aumento de engajamento

Dissemos que curtidas e comentários não era o único benefício, contudo, esse também é um ótimo porquê. Isso se dá porque com o engajamento dos interessados, inicia-se a construção de um relacionamento que pode gerar a fidelização do cliente.

  • Geração leads

Os leads são aquelas pessoas que te deram um aval para entrar em contato com elas, deixando e-mail e outras formas de contato. Uma estratégia sólida de marketing de conteúdo pode gerar inúmeros novos leads que, por sua vez, podem ser trabalhados a fim de gerar novas vendas!

  • Gerar vendas

Nem todo marketing de conteúdo tem como objetivo principal gerar vendas, contudo, vender está sempre em mente. Seja um produto ou serviço, quando a empresa tem um bom marketing de conteúdo o processo de vender fica cada vez mais fácil, especialmente com a geração de leads altamente especializados.

10 PASSOS PARA CRIAR CONTEÚDO DE QUALIDADE

A criação de conteúdo relevante para o seu público-alvo tem alguns passos fundamentais que devem ser tomados:

  • Objetivos e metas

Se você achava que a criação de conteúdo tinha motivador simplesmente encher o seu público-alvo de textos e postagens legais, bem, se enganou. É necessário estabelecer objetivos e metas claros a serem alcançados.

De qualquer outra forma, a sua produção de conteúdo fica vazia e, apesar de uma boa motivação – oferecer valor ao cliente – perde-se qualidade com o tempo e a empresa não tem um retorno claro sobre as ações realizadas.

Afinal de contas, criar conteúdo gera gasto, seja com redator, designer, social media, ferramentas…  Tudo isso requer um investimento.

Ao mesmo tempo, é necessário deixar claro quais serão as métricas (ou KPI, Key Performance Indicators) que serão utilizados para garantir que se está alcançado o objetivo desejado. Sejam eles maior taxa de conversão, melhor ranqueamento, vendas, engajamento, etc.

  • Conheça o seu público-alvo

O seu público-alvo são um grupo específico de consumidores ou organizações que compartilham um mesmo perfil. Apesar de isto não ser necessariamente uma regra, em quase 100% dos casos eles possuem as mesmas dores e necessitam desse mesmo serviço ou produto que é comercializado pela sua empresa a fim de superá-las.

É interessante introduzir o conceito de “dores” do cliente, pois é isso que você quer resolver. Se você vende celulares, seu cliente precisa de um novo; se você vende produtos de beleza, o seu cliente quer se cuidar, etc.

  • Definindo a persona

É aqui que o conceito de público-alvo fica ainda mais específico. Um idoso e uma pessoa que acabou de fazer 18 anos podem ter as mesmas necessidades, especialmente se você trabalha em um ramo como produtos de beleza e perfumaria.

Mas apesar disso, suas dores e motivações podem ser diferentes, é isso que determina uma persona, uma representação fictícia do cliente ideal. E sua empresa pode ter inúmeras personas.

  • Definindo uma pauta

Agora que você já sabe quais são as personas da sua empresa, agora basta criar temas específicos para cada uma delas que irão segurar a sua atenção. Lembre-se você deseja solucionar as suas dores.

  • Determinando os veículos

Também é necessário saber bem onde e como publicar o seu conteúdo. Pode ser posts em redes sociais, publicação de textos em blogs, criação de vídeos, etc.

  • Execução

Agora você já tem quase tudo o que precisa para começar, basta, enfim, começar. Conte com redatores, designers e outros profissionais que realmente sabem como elevar as ideias do brainstorm ao máximo.

Foque no conteúdo, mas não esqueça de técnicas de ranqueamento do seu conteúdo como o SEO.

  • Acompanhamento

Não basta criar inúmeros conteúdos e jogá-los na internet. É necessário acompanhar a sua recepção do seu público a fim de colher feedbacks construtivos que te ajudarão a melhorar ainda mais o que é produzido.

  • Mensurar

Como dissemos, acompanhar os KPIs é fundamental para ter uma boa visão do impacto dos conteúdos criados pela sua empresa. Estão tendo uma boa conversão? O público está engajado? Mensure tudo o que puder e for relevante.

  • Interação

Sempre, absolutamente sempre interaja com os seu público-alvo, isso te dará ainda mais feedback sobre o seu nível de satisfação com o conteúdo criado e como pode melhorar. As dúvidas que eles tiveram são a principal fonte de feedback, tenha isso em mente.

  • Repetir!

Uma vez que você tenha feito todos os passos anteriores, está na hora de fazer tudo de novo. A produção de conteúdo para o seu público alvo é algo contínuo e nunca pode ser deixado de lado!